Movimento Brasil Competitivo proporciona governo mais fácil para sucessão.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governador Confúcio Moura disse na tarde de quarta-feira (5) que Rondônia tem rompido fronteiras, ao avaliar que a gestão pública do Estado melhorou bastante, e manifestou o propósito da parceria iniciada com o Movimento Brasil Competitivo (MBC): deixar um governo mais fácil para quem vir a sucedê-lo. A declaração ocorreu no salão Rosilda Shockness, Palácio Rio Madeira, antes do empresário Jorge Gerdau Johannpeter fazer a palestra ‘Os desafios da gestão pública’.
O governador explicou aos que prestigiaram a palestra – empresários, dirigentes empresariais e sindicais, prefeitos – que o MBC, sob a liderança do presidente executivo Claudio Gastal, há muito tempo acompanha e orienta governadores das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
A organização, que tem como um de seus fundadores o empresário Gerdau, desenvolve em 16 estados do país o Programa Modernizando a Gestão Pública. Com a interveniência da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seas), o governo iniciou em março deste ano parceria para adoção de um programa de modernização alinhado ao Planejamento Estratégico e ao Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (Pedes), elaborado pelo executivo estadual com participação da sociedade.
“Eu particularmente gostaria que o MBC tivesse desde o início da gestão conosco. Creio que avançamos, o setor público melhorou, mas se tivéssemos seis anos atrás essa orientação, com a mão empresarial, a consciência de agilidade, a desburocratização, estaríamos em outra posição. Mas temos rompido fronteiras, e em boa hora Gerdau está conosco para que possamos empreender velocidade até o final da gestão, para que possamos deixar um governo mais fácil para quem nos suceder. Este é o objetivo,” manifestou o governador Confúcio Moura.
Ele realçou que governos entram e saem mas o povo fica. “Os empresários ficam. Os servidores públicos ficam. Se nós treinarmos nossa equipe com a visão de futuro, visão de compromisso, uma visão de estado sólido, aí sim a nossa contribuição será duradoura”, completou.
Ao mencionar as dificuldades vividas pelo Brasil, o governador Confúcio Moura fez uma convocação. “Eu convoco a todos para sustentar nos ombros o estado de Rondônia; temos todas as condições de colocar Rondônia em alto nível, isso é muito importante. Ninguém quer fechar empresas ou prejudicar o empresariado. Queremos sempre estimular o setor produtivo, e estimulamos os nossos prefeitos a criar produtos novos, singulares, para as cidades serem especiais, atrativas. Queremos promover bem Rondônia,” disse.
Após Jorge Gerdau ter concluído a palestra ‘Os desafios da gestão pública’, o governador Confúcio Moura entregou ao representante da Assembleia Legislativa, deputado Aelcio da TV, o texto de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui uma nova seção na Constituição rondoniense, denominada Desenvolvimento Sustentável (seção V-A), logo após a seção de Meio Ambiente. Nela, o governo propõe um planejamento para Rondônia de longo prazo, considerando três atributos – sustentabilidade, prosperidade e cidadania.
O presidente executivo do MBC Claudio Gastal destacou a atuação de Rondônia no Consórcio Brasil Central (CBC), citando sua inserção no pacto pela reforma do Estado, e disse que em pouco tempo de parceria consegue avançar com as equipes do governo.
Ele destacou que a existência de um propósito por parte da gestão rondoniense, com preocupação de deixar um legado “arrumado, bem feito, para o futuro”, é algo fundamental para o MBC, uma visão contemporânea de fazer a coisa pública.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!