GEÓLOGOS - Lua nova e Lua cheia influenciam terremotos

GEÓLOGOS - Lua nova e Lua cheia influenciam terremotos

GEÓLOGOS - Lua nova e Lua cheia influenciam terremotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cientistas japoneses descobriram que a frequência e intensidade de terremotos aumentam durante a Lua nova e a Lua cheia, quando as forças da maré estão no máximo, se lê num artigo publicado na revista Nature Geoscience.

A Lua, a Terra e o Sol se movem em órbitas que não são perfeitamente circulares e por isso se aproximam e afastam regularmente.

O resultado destas aproximações e afastamentos são as forças de maré.Satoshi Ide, da Universidade de Tóquio, e seus colegas mostraram que a força da maré também influencia o subsolo da Terra, intensificando os terremotos durante a Lua nova e a Lua cheia, tendo estudado os terremotos dos últimos 10-15 anos, escreve a revista.

Os cientistas supõem que a gravidade da Lua afeta as camadas mais profundas da crosta terrestre, onde se acumula a tensão tectónica. A Lua pode alterar a pressão nestas camadas, reforçando ou diminuindo a intensidade do terremoto.

Os cálculos dos cientistas japoneses mostram que, por exemplo, um terremoto com magnitude 5,5 pode ser intensificado até uma magnitude real 8, se ocorrer durante a Lua nova ou a Lua cheia.Segundo Satoshi Ide, este descobrimento ajudará a prognosticar a intensidade de um terremoto com mais precisão e podem ser salvas as vidas de potenciais vítimas destas catástrofes. Com informações da Sputnik Brasil.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS