A equipe de reportagem do Rondoniaovivo constatou o possível crime ambiental que está acontecendo no local. O cheiro de “podridão” é sentido há mais de duzentos metros do canal, entre os condomínios mais afetados estão o Bromélia e Dália.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma cena desoladora vem sendo registrada em um canal localizado nas proximidades do Bairro Novo, em Porto Velho. Na região, que é uma área regida pela legislação de proteção ao meio ambiente, uma água pútrida vem sendo escoada para dentro do rio.
A equipe de reportagem do Rondoniaovivo constatou o possível crime ambiental que está acontecendo no local. O cheiro de “podridão” é sentido há mais de duzentos metros do canal, entre os condomínios mais afetados estão o Bromélia e Dália.
De acordo com o representante dos moradores do Bairro Novo, Ricardo Guedes, a água pútrida despejada no rio é proveniente do esgoto dos condomínios habitacionais do complexo Bairro Novo, ou seja, urina, fezes, entre outros expurgos. Ele ainda afirmou que a responsabilidade do crime ambiental é da CAERD (Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia), que tem a obrigação de tratar o esgoto e dar o seu fim adequado.
“Transformaram esse canal em um esgoto a céu aberto, estão contaminando a nascente do rio. Antes da CAERD assumir o sistema de tratamento de esgoto do Bairro Novo não existia esse problema, agora a situação está desse jeito, causando danos aos moradores e ao meio ambiente”, falou Ricardo Guedes.
Peixes mortos
Devido à agressividade da contaminação, o canal, que possui uma nascente de água pura, já não é mais ambiente seguro para a vida dos peixes que sempre existiram naquela região. No final da manhã desta segunda-feira (8) uma mortandade de peixe foi registrada no local.
Centenas de peixes amanheceram boiando no rio e a situação de calamidade ambiental continua tomando proporções maiores, o risco de doenças se proliferarem dentro dos condomínios é iminente, mesmo assim o esgoto continua escorrendo para as aguas do canal.
Uma equipe da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) estava no local, porém afirmaram que apenas iriam realizar uma coletagem da água para garantir se era proveniente do esgoto para depois tomar alguma medida.
Ao que tudo indica o cheiro de podre e água preta não representam nenhum indicio de contaminação da água para a equipe que deve resguardar o meio ambiente em nossa capital tome uma medida imediata.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!