Profissionais de saúde debatem metas alcançadas no Cone Sul

Profissionais de saúde debatem metas alcançadas no Cone Sul

Profissionais de saúde debatem metas alcançadas no Cone Sul

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com objetivo de avaliar os indicadores e metas alcançadas na saúde, profissionais do Cone Sul de Rondônia se reuniram em Vilhena nesta quinta e sexta-feira, 5.

Eles participaram da 4º Oficina Regionalizada Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SISPACTO). O encontro foi organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) em pareceria com os municípios .

O evento foi realizado na sede da III Gerência Regional de Saúde em Vilhena e contou com a presença de aproximadamente, 45 pessoas representantes da saúde dos sete municípios do Cone Sul.

Durante os dois dias, os profissionais discutiram e avaliam os resultados de 66 indicadores que envolvem a saúde bucal, da mulher, do idoso e de crianças no ano de 2015 e estabeleceram propostas de meta para pactuação para ano vigente.

VEJA TAMBÉM:

Governo entrega 4.010 doses de vacina contra o HPV no Cone Sul

“Durante a oficina avaliamos nosso próprio trabalho. O objetivo foi descobrir por meio do debate porque algumas metas foram alcançadas e outras não”, informou a coordenadora do encontro, Marta Duarte.

Segundo Marta, entre os indicadores que precisam ser melhorados, está a taxa de mortalidade infantil, pois a meta pactuada para Rondônia em 2015 foi de 13,5 mortes a cada mil nascimentos, porém o estado registrou um pequeno aumento no número de mortes de 13,8.

Outro indicador que tem preocupado os profissionais de saúde no Cone Sul é a taxa de mortalidade materna, informou Marta. Ela disse que ainda é baixa o número de consultas que as gestantes realizam durante o pré-natal.

“Para baixar o número de mortalidade materna precisamos aumentar o número de consultas das gestantes no pré-natal, atualmente a meta é que a gestante faça sete consultas, mas muitas fazem apenas duas consultas”, diz Marta.

Apesar dos problemas Marta comemora as metas alcançadas entre elas a redução do número de casos de hanseníase e o aumento da cobertura vacinal no estado e nos municípios.“É importante discutir esses indicadores durante a oficina para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia”, afirmou Marta.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS