Secretaria de Saúde confirma caso de H1N1

Secretaria de Saúde confirma caso de H1N1

Secretaria de Saúde confirma caso de H1N1

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em ofício enviado na sexta-feira (03), a secretária municipal de Saúde de Monte Negro, Edimara da Silva, confirmou ao Rondôniavip que o caso suspeito que foi noticiado na quarta-feira (01), realmente é de H1N1, também conhecida como Influenza A. Segundo a nota, não há nenhum outro caso suspeito na cidade. Ainda de acordo com o documento, o estado do paciente é bom, já que ele foi medicado de forma adequada e dentro do prazo da investigação. Isso resultou em uma barreira epidemiológica, onde o paciente não está transmitindo a doença.

A Semusa informou que há medicação disponível para casos suspeitos e/ou confirmados e que os profissionais médicos estão em alerta e devidamente qualificados sobre os sintomas que possam surgir na população. Também acontecem atividades de educação nas unidades de saúde com agentes comunitários, que fazem orientações e visitas em domicílios para prevenir a Influenza A e outras doenças respiratórias.

Veja também:  Ana Maria Negreiros quer vacinação de professores contra H1N1

Além da vacinação, há recomendações simples para evitar os problemas como lavar as mãos (principalmente antes de consumir alimentos), utilizar lenços descartáveis para limpar o nariz, cobrir o nariz ou a boca quando tossir ou espirrar, evitar tocar as mucosas de nariz, olho ou boca, lavar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato com pessoas que apresentem sintomas ou sinais de Influenza A, entre outras.

A Secretaria de Saúde de Monte Negro aponta que os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com uma gripe comum. Por isso, a população não deve se automedicar e deve procurar o serviço de saúde mais próximo das suas residências, imediatamente caso tenha dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vômito persistente, e por fim, febre alta e convulsão.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS