MPRO e MPF visitam escolas em Alto Alegre do Parecis e identificam problemas estruturais

MPRO e MPF visitam escolas em Alto Alegre do Parecis e identificam problemas estruturais

MPRO e MPF visitam escolas em Alto Alegre do Parecis e identificam problemas estruturais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Oeste, e o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República em Ji-Paraná, realizaram visitas a nove escolas situadas no Município de Alto Alegre dos Parecis, no período de 29 de fevereiro a 1º de março, cumprindo nova etapa da execução do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc).

O objetivo das visitas foi identificar as demandas de cada um dos estabelecimentos educacionais de Alto Alegre dos Parecis/RO, referentes a questões que prejudicam a qualidade do serviço público prestado, visando, ao final, possibilitar um diagnóstico das condições das escolas de ensino básico e a consequente adoção das medidas cabíveis, inclusive na seara judicial.

 

No decorrer das inspeções, foram colhidos relatos dos servidores das escolas e dos próprios alunos, com o devido registro fotográfico. A partir da ação, foram identificados diversos problemas estruturais e constatadas as dificuldades de acesso dos alunos às unidades escolares, em razão das más condições do transporte escolar ofertado, entre  outras irregularidades relacionadas à merenda escolar e à composição do corpo docente.

Ao final dos trabalhos, o Promotor de Justiça Fábio Capela e o Procurador da República Henrique Heck, com suas equipes técnicas, confirmando as declarações prestadas, presenciaram a superlotação de ônibus de transporte escolar no centro de Alto Alegre dos Parecis, ocasião em que foi acionada a Polícia Militar para que promovesse a abordagem e autuação competentes, bem como determinado o remanejamento dos alunos em excesso para outros veículos em condições mínimas de uso, os quais foram requisitados à Secretaria de Educação local. Referidas constatações foram reportadas no Inquérito Civil Público que já tramita na Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Oeste para apurar a situação vivenciada.

 

Outro ponto de grande preocupação foram as péssimas condições físicas da Escola Municipal Silva Jardim, onde sequer havia expediente letivo regular no momento da visita realizada. Para permitir a adoção das medidas pertinentes, será instaurado Inquérito Civil Público próprio pela Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Oeste, no qual serão colhidos laudos e acompanhadas as providências por parte do poder público local, ensejando, em último caso, as medidas judiciais cabíveis.

 

Projeto Piloto

O projeto-piloto do MPEduc  em Rondônia teve início em junho de 2014 no município de Alto Alegre dos Parecis, por meio de uma parceria firmada pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia, visando encaminhar soluções para reparação de um dos mais graves problemas do país, a baixa qualidade no ensino público.O projeto consiste em fazer um diagnóstico, por meio de audiências públicas com a sociedade, visitas a escolas e análise de questionários, que são preenchidos no site do MPEduc pelos gestores dos municípios e dos estados, pelos diretores das escolas e pelos presidentes dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e de Acompanhamento do Fundeb (CACS-Fundeb). Após essa fase, os membros do Ministério Público terão condições de compreender as deficiências do serviço público de educação básica na localidade e apresentar aos gestores propostas para solução das irregularidades identificadas.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS