Prefeitura certifica mais uma agroindústria familiar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A propriedade de oito alqueires do casal Adélia Avíla e José Francisco Avíla, localizada na linha 128, setor rural de Ji-Paraná, produz leite, banana, acerola, abacaxi, coco, cupuaçu e abóbora. Toda essa produção é transformada em doces.
O casal construiu uma pequena agroindústria e fabrica cerca de 160 quilos de doces por mês. São doces de cupuaçu, de leite, coco, leite com coco, bala de banana e uma grande variedade de geleias.
A expectativa do casal é que a produção aumente nos próximos meses. È que a agroindústria da Tia Adélia, como é conhecida, recebeu neste final de semana, das mãos do prefeito Jesualdo Pires (PSB) e da Secretária Municipal de Agricultura, Cláudia de Jesus, o Certificado de Inspeção Municipal, o que garante ao casal ampliar o mercado para venda de seus produtos.
Com o selo do CIM (Certificado de Inspeção Municipal), os doces e geleias poderão ser vendidos também para grandes mercados, padarias, hoteis, restaurantes e outros estabelecimentos ji-paranaenses. O selo do CIM, além de permitir a comercialização de produtos de origem animal e vegetal no mercado local, também atesta a qualidade e higienização no processo de fabricação.
Segundo a secretaria Claudia de Jesus, a prefeitura de Ji-Paraná possui 30 agroindústrias familiares certificadas ou em processo de certificação. Essas agroindústrias recebem o suporte técnico da prefeitura e já estão aptas a comercializarem seus produtos. “Algumas estão operando com a certificação provisória e devem receber em breve o certificado definitivo”, explicou.
O prefeito Jesualdo ressaltou que o incentivo às agroindústrias familiares é uma das principais políticas implantadas pela Secretária Municipal de Agricultura. “Desde 2013 a Semagri tem buscado apoiar e certificar os produtores rurais do município. Ji-Paraná possui muitos produtores rurais que fazem sua produção ainda de forma artesanal. Nossa intenção é dar suporte para que esses produtos sejam industrializados, que ganhem mercado e também agreguem valor comercial, já que o selo do município atesta a qualidade desses produtos”, complementou Jesualdo.
Ao receber o certificado, Dona Adélia, lembrou que a fabricação de doces sempre foi uma renda extra para sua Família e se emocionou ao contar que educou as duas filhas com a venda dos doces. Só compro o açúcar e as embalagens. Todo o restante é da nossa pequena propriedade", disse Dona Adélia, cheia de orgulho.
Estiveram presentes à solenidade de certificação da agroindústria, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Ernesto Ferreira, o presidente da Associação Aproflora e ex-deputado federal, Anselmo de Jesus, o coordenador de Agroindústrias da Secretaria de Estado de Agricultura, Carlinhos Dantas, além de representantes da Emater e Fetagro.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!