Qual é a diferença entre diet, light e zero?
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Se você também tem dúvidas na hora de escolher, desvende de uma vez por todas os mistérios dos produtos diet, light e zero
Produtos diet, light e Zero: as gôndolas dos supermercados estão repletas de novidades e denominações - o que deixa qualquer uma com muitas dúvidas na hora de escolher, com certeza. Antes de optar por um ou outro, confira as dicas de Isabela Cardoso Pimentel, nutricionista do setor de Nutrição Preventiva do HCor (SP).
Diet
É o alimento formulado com modificações especiais para se adequar a diferentes dietas ou indivíduos com necessidades metabólicas específicas. Possui isenção de açúcar, proteína ou gorduras.
Indicação: para portadores de doenças metabólicas, como diabetes.
Cuidado: alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar. Nem sempre são úteis para perda de peso.
Light
Um alimento é considerado light quando apresenta redução mínima de 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao original, como, por exemplo, gordura, açúcares ou sódio.
Indicação: para que deseja reduzir o teor de açúcares, gorduras ou sal na alimentação.
Cuidado: nem todo alimento light é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena.
Zero
Foi o último a integrar os termos empregados em embalagens de alimentos. Ele indica restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido.
Indicação: de modo geral, é semelhante ao dos alimentos light.
Cuidado: somente quando o alimento é zero por isenção de açúcares ele pode ser consumido por portadores de diabetes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!