Projeto ajuda na recuperação de envolvidos com álcool e outras drogas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mais de 50 reeducandos do sistema prisional de Porto Velho participam do “Projeto Recomeçar”, que teve início neste mês de janeiro e segue até o mês de junho. Internos de duas unidades prisionais participam do projeto, que tem como público alvo detentos envolvidos com álcool e outras drogas. São 28 do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé e 24 da Penitenciária Estadual Feminina (Penfem).
Segundo o enfermeiro da Superintendência de Estado de Políticas sobre Drogas (Sepoad), Ademir Pereira, o projeto recomeçar nasceu em 2011 no Presídio Provisório Feminino. “No início o serviço era feito de maneira voluntária, foi quando o ministério público organizou as reuniões, e foi feito um termo técnico de parceria entre o governo de Rondônia, prefeitura de Porto Velho e o Ministério Público para apoiar o projeto. Foi então que houve a necessidade de ter uma equipe de profissionais capacitados para então dar continuidade ao projeto”, explicou Ademir.
Atualmente o Recomeçar funciona com uma equipe médica com psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e uma pessoa que cuida da parte espiritual. “O projeto tem duração de 6 meses. A ideia é que ele seja implantado em todo o sistema prisional da capital e de outros municípios”, afirmou Ademir.
METODOLOGIA
A psicóloga e coordenadora do projeto, Dionéia Martins Marinho, explica que os encontros são semanais. “Durante cada semana são abordadas temáticas que se relacionam e tem uma continuidade. Os temas específicos vão trabalhar a questão do desenvolvimento social, auto reflexão, aspectos relacionados a família, além dos prejuízos e os malefícios que o uso de drogas acarretam”. Tudo, segundo coordenadora, a partir de uma metodologia de participação em grupo, com exercícios e dinâmicas que favoreçam a integração, a troca de ideias e a exposição individual. Em alguns momentos os temas serão trabalhados com cunhos educativos. Os internos participantes foram selecionados pela própria direção das unidades.
CAPACITAÇÃO
Conforme Dionéia, nos dias 3 e 4 de fevereiro acontecerá uma capacitação para os agentes penitenciários e a equipe de saúde da Secretaria de Justiça (Sejus), que vai abordar situações sobre drogas, esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento do “Projeto Recomeçar”. ”E preciso que todos do sistema prisional entendam qual é a proposta desse trabalho, e como será a execução do projeto”, finalizou Dionéia.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!