Ponte vai escoar produção de quatro estados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A ponte de 90 metros sobre o rio Machadinho, inaugurada nesta quarta-feira (23), na estrada RO 205, no município de Machadinho do Oeste, é mais um fator que vai contribuir para que esta região se transforme numa das mais produtivas do estado. Esta é a avaliação do prefeito Mario Alves, o Marinho da Caerd, que fez outras projeções otimistas para o município. O governador Confúcio Moura revelou que a partir do momento em que acontecer a regularização das terras ocorrerá a valorização imediata e serão reduzidos os conflitos agrários.
Com largura de 6, 80 metros, a ponte inaugura um novo formato neste tipo de obra. Ela é pre-moldada, mas construída no mesmo município. Esta tecnologia provocou, pelas contas do governo de Rondônia, economia de 31% do custo total, que ficou em torno de R$ 4 milhões. Após lamentar o atraso na entrega, que foi de cerca de dois anos, o governador de Rondônia explicou que o tempo não deveria ser superior a seis meses. As próximas serão concluídas e entregues mais rápido, segundo previu.
Confúcio também citou a construção da hidrelétrica de Tabajara, que será construída no mesmo rio, cujo leilão deve acontecer até o final de 2016, e outros fatores como responsáveis por um desenvolvimento que vai surpreender nos próximos 10 ou 20 anos. “Não se pode imaginar, ainda, a grandiosidade do que vai acontecer aqui”, argumentou num discurso que foi aparteado várias vezes por aplausos.
O governador disse que pela ponte passarão riquezas de interesse do Amazonas, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. É que a rodovia interligada faz a ligação com municípios de Mato Grosso e do Amazonas. Como tem feito nos últimos pronunciamentos, Confúcio Moura pediu que os rondonienses respondam com trabalho e confiança ao noticiário que informa sobre uma crise financeira no país. Segundo ele, produzindo riquezas o estado mostrará que é desta forma que se supera obstáculos.
O senador Valdir Raupp, que já foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), o órgão responsável pela contratação e fiscalização da obra, anunciou que realizará, em março de 2016, uma expedição para explorar a rodovia que tem outro traçado para interligar Rondônia ao Mato Grosso. O objetivo, explicou, é mostrar ao governo federal, através do Dnit, a necessidade de investimentos no trecho para que as riquezas do país circulem com segurança.
Para o prefeito Marinho da Caerd, a ponte é o resultado da administração do governador Confúcio Moura, que apoia incondicionalmente as prefeituras. Segundo ele, a queda de receitas é cada vez maior e a parceria com o governo de Rondônia é a solução para atender a população. E isto, destacou, acontece com as máquinas do DER, que realizam tapa-buraco nas ruas, fazem a manutenção das estradas, por exemplo. Marinho também pediu à população que não negocie suas terras que, segundo ele, serão muito valorizadas nos próximos anos, pois o município terá um papel mais importante no cenário estadual.
Durante a cerimônia, caminhões, ônibus e veículos menores trafegavam pela ponte, mostrando a importância da obra para o município, deputados estaduais que foram ao evento reiteraram que continuarão apoiando o município com emendas e gestões junto ao governo do estado. O deputado federal Lúcio Mosquini, ex-diretor do DER, apontou Machadinho do Oeste como o futuro celeiro agrícola do estado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!