MPF verifica situação de direitos sociais em aldeias indígenas

MPF verifica situação de direitos sociais em aldeias indígenas

MPF verifica situação de direitos sociais em aldeias indígenas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No período de 27 a 29 de novembro equipe do Ministério Publico Federal (MPF) composta por procurador da República, servidores e médica voluntária, foi até o Distrito de Surpresa, a 180 quilômetros do município de Guajará-Mirim e dali até as aldeias de Sagarana, Pedral, Baía da Coca e Baía das Onças, a fim de realizar os trabalhos.

O objetivo foi tomar depoimentos e fazer inspeções no interesse de procedimentos investigatórios em curso na unidade do MPF em Guajará-Mirim. O MPF ouviu as reivindicações das comunidades indígenas e expôs sobre as medidas que tem adotado na defesa de seus direitos.

Para o procurador da República Daniel Dalberto, é essencial conhecer a realidade local e, em conjunto com os indígenas, encontrar soluções: "Constatamos algumas situações críticas e preocupantes, que nos darão muito trabalho, como a falta de água potável, de postos de Saúde e escolas em condições mínimas de dignidade em algumas aldeias. Por outro lado, é gratificante perceber a preocupação dos índios em preservar a floresta e manter seus conhecimentos tradicionais”.

 Afirmou ainda, que a participação de profissional da área médica foi de grande importância para esclarecer as questões, tanto ao MPF nas investigações, quanto aos interessados para melhor utilização dos serviços.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS