PAA apresentou resultados expressivos em 2015
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o auditório da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná tomado por famílias de produtores rurais e muitos presidentes de associações rurais, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) da Prefeitura de Ji-Paraná promoveu um evento na manhã desta sexta-feira (27), para celebrar os bons resultados na condução do programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na cidade.
O PPA é um programa executado com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, em parceria com os governos estaduais e municipais. Em Ji-Paraná o programa acontece em parceria entre a Prefeitura e entidades como a Ceplac, Emater, Sesc, Fecomércio e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
Os alimentos são adquiridos pelo governo federal diretamente do produtor rural a preços praticados no mercado local e pela ação da prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semagri e da Semas, e são entregues mensalmente a uma rede de entidades sócio-assistenciais devidamente cadastradas.
Os números que traduzem esta realidade foram apresentados logo no início e revelaram um cenário encorajador. Ao longo de 2015, foram 93 as famílias de produtores que participaram do programa e que receberam do governo federal recursos na ordem de R$ 604.500,00 por terem fornecido 165 mil quilos de alimentos a 37 entidades governamentais e não governamentais de abril a novembro. Por mês, cerca de 340 mil pessoas de uma rede sócio-assistencial, entre elas muitas crianças e jovens em situações de vulnerabilidade, foram beneficiadas com o repasse dos alimentos.
O vice-prefeito, Marcito Pinto, presente ao evento, demonstrou orgulho pelos números obtidos durante este ano e reiterou total apoio da atual administração a esta iniciativa. “Vamos providenciar todas as condições para que estes números sejam ainda maiores em 2016. Sabemos que para isso é preciso que a Prefeitura continue fornecendo todo o suporte necessário a este programa que está funcionando muito bem”, reiterou. O ex-deputado federal Anselmo de Jesus, do alto de sua experiência de dez anos como deputado federal e de dois anos como secretário estadual de Agricultura, enfatizou que é preciso avançar mais neste programa que agrega valor ao trabalho rural e é determinante para sua fixação no campo. Ele é defensor da idéia do aumento de produtos oferecidos pelo PAA no ano que vem.
Em consonância com as idéias do pai, a secretária Cláudia de Jesus entregou a Carlos Dantas, coordenador do Programa Estadual de Agricultura Familiar, um documento solicitando que os produtores em 2016 passem de 93 para 200 e que as entidades também aumentem de 37 para 50. “Nossa grande intenção é ampliar a oferta passar oferecer mais produtos como pão, iogurte, polpa de fruta, frango e vários outros. Por isso precisamos do apoio de todos os parceiros e também de nossa bancada política em Brasília”, disse ela durante sua fala aos presentes. Rogério Crivellaro, que coordena o PAA na Semas e no ato representou a secretária de Assistência Social, Sônia Reigota, enfatizou que mais do que distribuir alimentos este programa distribui cidadania e que o trabalho integrado com a Semas dá uma dimensão social muito importante a esta iniciativa. “Por isso, acho que este programa não deveria nunca parar”, alinhavou. A secretária de Educação, Leiva C. Pereira, reforçou a importância da valorização da mão de obra rural, conferindo dignidade aos produtores porque compra a preço justo sua produção. Ela disse também que o programa é um sucesso porque trabalha com o conceito de interssetorialidade, unindo esforços de várias secretarias e muitos outros parceiros da sociedade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!