Ações para desenvolver Faixa de Fronteira são realinhadas durante encontro

Ações para desenvolver Faixa de Fronteira são realinhadas durante encontro

Ações para desenvolver Faixa de Fronteira são realinhadas durante encontro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Novas estratégias de atuação do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro) foram definidas, nesta quinta-feira (15), durante encontro entre membros do núcleo promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), coordenadora geral do Neifro. Com o atual posicionamento do grupo de trabalho, o Governo de Rondônia irá intensificar ações que visam desenvolver a linha de fronteira do Estado com a Bolívia, de aproximadamente 1.400 km.

A integração de novos membros, a aprovação do novo regimento interno, os debates sobre planos, programas e ações já existentes para a região em Rondônia foram destaques do evento que reuniu representações de instituições públicas do Estado e de municípios localizados na faixa de fronteira de Rondônia. Antes de entrar nas pautas de discussões, o secretário da Sepog, George Braga, enfatizou a necessidade dos membros refletirem sobre as diversas formas de atuação dentro do núcleo para desenvolver a região fronteiriça. “Cada instituição, no âmbito de sua competência, é importante neste processo. É preciso uma ação multifacetada, onde integrantes possam se comunicar melhor e auxiliar uns aos outros nos trabalhos desenvolvidos”, disse o secretário.

Entre os novos integrantes do Neifro está o Conselho Regional de Desenvolvimento de Serviço Social (CRESS) 23ª Região. A conselheira, Orquídea Monteiro, explicou que a organização tem uma agenda de políticas debatida anualmente a nível nacional e que neste instrumento está incluso a questão social na faixa de fronteira. “Por isso é importante a participação do Conselho, para que seja possível desenvolver um trabalho conjunto”, ressaltou Orquídea.

ALINHAMENTO

Durante a programação, foi apresentado aos participantes o Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço (PDIF/RO), um dos principais produtos do Neifro, fruto de estudo técnico e audiências públicas junto à sociedade das regiões de fronteira, que foi encaminhado ao Ministério da Integração Nacional (MI).

Outro tema debatido no encontro foi a realização do II Fórum da Faixa de Fronteira, anunciado pela gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima. O evento deve acontecer até o final do ano e reunirá representações federais para ampliar os debates e fortalecer o posicionamento das autoridades em nível nacional na defesa dos programas existentes para região.

O procurador do município de Costa Marques, Marcos Rogério  Garcia, aprovou a iniciativa do estado e disse que a prefeitura está disposta fortalecer a integração com o núcleo. Segundo o  representante municipal, 30% da população de Costa Marques é  de origem boliviana e precisa dos serviços básicos oferecidos  pelo município. “É preciso melhorar, principalmente nas áreas  de saúde e segurança pública. Integrar o núcleo representa nova perspectivas para juntos buscarmos alternativas de  investimento para o município.”

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS