Ações para desenvolver Faixa de Fronteira são realinhadas durante encontro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Novas estratégias de atuação do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro) foram definidas, nesta quinta-feira (15), durante encontro entre membros do núcleo promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), coordenadora geral do Neifro. Com o atual posicionamento do grupo de trabalho, o Governo de Rondônia irá intensificar ações que visam desenvolver a linha de fronteira do Estado com a Bolívia, de aproximadamente 1.400 km.
A integração de novos membros, a aprovação do novo regimento interno, os debates sobre planos, programas e ações já existentes para a região em Rondônia foram destaques do evento que reuniu representações de instituições públicas do Estado e de municípios localizados na faixa de fronteira de Rondônia. Antes de entrar nas pautas de discussões, o secretário da Sepog, George Braga, enfatizou a necessidade dos membros refletirem sobre as diversas formas de atuação dentro do núcleo para desenvolver a região fronteiriça. “Cada instituição, no âmbito de sua competência, é importante neste processo. É preciso uma ação multifacetada, onde integrantes possam se comunicar melhor e auxiliar uns aos outros nos trabalhos desenvolvidos”, disse o secretário.
Entre os novos integrantes do Neifro está o Conselho Regional de Desenvolvimento de Serviço Social (CRESS) 23ª Região. A conselheira, Orquídea Monteiro, explicou que a organização tem uma agenda de políticas debatida anualmente a nível nacional e que neste instrumento está incluso a questão social na faixa de fronteira. “Por isso é importante a participação do Conselho, para que seja possível desenvolver um trabalho conjunto”, ressaltou Orquídea.
ALINHAMENTO
Durante a programação, foi apresentado aos participantes o Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço (PDIF/RO), um dos principais produtos do Neifro, fruto de estudo técnico e audiências públicas junto à sociedade das regiões de fronteira, que foi encaminhado ao Ministério da Integração Nacional (MI).
Outro tema debatido no encontro foi a realização do II Fórum da Faixa de Fronteira, anunciado pela gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima. O evento deve acontecer até o final do ano e reunirá representações federais para ampliar os debates e fortalecer o posicionamento das autoridades em nível nacional na defesa dos programas existentes para região.
O procurador do município de Costa Marques, Marcos Rogério Garcia, aprovou a iniciativa do estado e disse que a prefeitura está disposta fortalecer a integração com o núcleo. Segundo o representante municipal, 30% da população de Costa Marques é de origem boliviana e precisa dos serviços básicos oferecidos pelo município. “É preciso melhorar, principalmente nas áreas de saúde e segurança pública. Integrar o núcleo representa nova perspectivas para juntos buscarmos alternativas de investimento para o município.”
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!