Normas Código de Ética colocam em destaque plano de governança

Normas Código de Ética colocam em destaque plano de governança

Normas Código de Ética colocam em destaque plano de governança

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel) aderiu às novas ferramentas de gestão pública e editou o seu próprio Código de

Ética com o objetivo de criar um clima de governança corporativa, nos padrões das grandes instituições nacionais. O diretor-executivo, Francisco Lopes Fernando Netto, disse que o conjunto de normas não visa apenas o aspecto pessoal e disciplinar, pois isso é da competência do Estatuto do Servidor (Lei Complementar  68/92), mas também criar uma consciência coletiva, capaz de desenvolver maior valor de pertencimento no serviço público.

Outro aspecto importante do código, é que são normas de fácil adesão, e contém valores e princípios a ser seguidos como medida de governança.  Netto explicou que a elaboração das normas com base nos princípios de governança  cria, automaticamente, um ambiente de padrão de condutas, que o estatuto não é capaz.

Pela primeira vez, uma repartição pública estadual, da área de compras, lança o desafio de criar boas práticas de gestão. “Até então isso não existia em Rondônia, embora seja praticado também em alguns estados como medidas de governança corporativa”, disse.

O código possui, de acordo ainda com Francisco Netto, objetivos claros, tem deveres, tem princípios a ser seguidos e prevê também sanções em caso de possíveis infrações. O servidor que não cumprir o código estará sujeito a algumas penalidades, como advertência verbal, advertência por escrito e censura publicada em Diário Oficial. Além das medidas de suspensão, repreensão, demissão e até cassação de aposentadorias. O código torna possível outras medidas mais severas, como advertência e censura para aqueles que contrariarem as normas.

CONSCIENTIZAÇÃO

O código também visa conscientizar o servidor sobre possíveis assédios, principalmente por atuar nas áreas de compra e venda no serviço público. Mas o assédio, segundo Netto, não é um privilégio dos servidores do quadro da Supel.  Todo servidor, independente da área em que atua, está sujeito a esse tipo de pressão. Com o código e padronização das condutas éticas, no entanto, o servidor se sente mais seguro em qualquer circunstância, seja nas relações que possam prejudicar o trabalho interno ou externo. “O bom do código de ética é poder nortear a conduta de todos, tanto por questões de assédio, no tratamento com o colega, por questões de urbanidade, e levar informações à Corregedoria-Geral”, explicou Netto.

Como os órgãos públicos de uma forma geral estão trabalhando cada vez mais a educação e o doutrinamento dos seus quadros de servidores, o superintendente, Márcio Gabriel, disse que a medida visa estabelecer regras de conduta, regras de comportamento para criar uma identidade de um servidor público que seja qualificado e tenha uma visão mais profunda do que é a necessidade de atender ao interesse público.

MUDANÇAS

Com autonomia de trabalho, a Supel fez avanços graduais, a partir  da implantação da política de valorização do servidor, com a realização do primeiro Plano de Cargos e Salários (PCCS) e concurso público para a área de compras. Em seguida, a construção do portal eletrônico para que todos possam acompanhar as licitações em tempo real, e a adesão à modalidade de licitação por meio de pregão eletrônico, como um dos exemplos de austeridade e transparência a ser seguido no Estado de Rondônia.

“Primeiro foram  reforçadas as bases para depois construir o futuro. E o código é somente uma das medidas implementadas que são vista com bons olhos pelas instituições que avaliam a gestão pública no serviço público, como o Gespública”, argumento o diretor-executivo da Supel.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS