Programa amplia atendimento especializado no município
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com objetivo de ampliar e aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) atua no
município de Cacoal desde 2008, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde.
De acordo com a Nutricionista Dra. Tereza Cristina, coordenadora do programa, o NASF atende nas 8 unidades de saúde do município. O objetivo é apoiar a consolidação da Atenção Básica ampliando a abrangência de atendimento. São equipes multiprofissionais que devem trabalhar de forma integrada às equipes Saúde da Família, apoiando e compartilhando o conhecimento. Em Cacoal a equipe do NASF é composta por nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, assistente social e farmacêutico. “O projeto é realizado através de um planejamento conjunto onde se define quais os procedimentos devem ser adotados”, informou Tereza. Dessa forma a equipe do NASF em parceria com as equipes criam espaços de discussões para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos constituindo processo de aprendizado coletivo.
“É importante ressaltar que o NASF não é ambulatório, não é porta de entrada, somos um grupo de apoio as equipes de saúde, com profissionais que possam agregar recursos para contribuir com intervenção que aumentem a resolutividade da equipe de referência”, declarou a psicóloga Ana Nóbrega. O atendimento aos pacientes é referenciado pelas Unidades Básicas de Saúde e acontecem nos postos de saúde ou mesmo no domicílio do paciente que tiver dificuldade de locomoção. “Na casa nós realizamos avaliações e atendimentos. Estes ocorrem somente após análise e discussão com a equipe multidisciplinar do NASF”, acrescenta o fisioterapeuta do programa, Lucas Tiago. Entre as estratégicas adotadas de apoio do Núcleo existem atividades físicas como praticas corporais, práticas integrativas e complementares, reabilitação, alimentação e nutrição, saúde mental, serviço social, saúde da criança, adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!