TRT Comunidade realiza mais de 3.500 atendimentos na Zona Sul de Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Atender de crianças a idosos, este foi o objetivo principal da Justiça do Trabalho da 14ª Região e os mais de 20 parceiros,
que prestou mais de 3.500 atendimentos durante a 7ª edição da ação "TRT14 Comunidade", realizada no sábado (15/8) pela manhã na Escola Estadual Tancredo Neves, na Zona Sul de Porto Velho.
Com a emissão de documentos, como Carteira de Trabalho, CPF, Cartão do Idoso e segundas vias de CPF, certidões de nascimento e casamento, entre outros, além de atendimentos nas áreas de saúde, direito do trabalho, consumidor e família, por uma equipe de mais de 150 pessoas, entre juízes, servidores, procuradores do trabalho, defensores, médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos das mais diversas áreas, o TRT Comunidade cumpriu mais uma edição com êxito.
Denúncias
O Ministério Público do Trabalho de Rondônia e Acre (MPT), entre seus atendimentos, recebeu três denúncias por discriminação no trabalho. A que chamou mais a atenção foi de um trabalhador que por ter seu nome inscrito no SPC e Serasa lhe foi negado emprego, e isso, de acordo com o denunciante lhe causa muito constrangimento e dificuldades, pois está há 8 meses desempregado, e por isso não consegue quitar suas contas no comércio. O procurador-chefe do MPT, Marcos Gomes Cutrin, ressaltou que a Procuradoria tem recebido denúncias de discriminação no ambiente de trabalho, e estes casos estão sendo objeto de formalização de processos contra empresas e empregadores que cometem esta prática, conclui Cutrin.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, entre as mais de 120 CTPS emitidas, emitiu uma CTPS para estrangeiro, foi o caso de uma empregada boliviana. A equipe do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE teve reforço com apoio de servidores do TRT que foram capacitados para atendimentos e emissão de Carteiras de Trabalho. Para o superintendente do Trabalho Luiz Gonçalves Filho, a iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho em unir tantos órgãos em uma só atividade é de fundamental importância, pois facilita os atendimentos aos cidadãos em seu próprio bairro. Gonçalves ressaltou ainda, que o MTE tem aprimorado seus atendimentos nesta ações de cidadania, e para tanto garantiu que na próxima edição do TRT Comunidade as CTPS serão entregues na hora, afirmou.
Para o desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, presidente do Regional, esta atividade é muito importante não apenas para a Justiça do Trabalho, mas principalmente para o cidadão que precisa de melhor atenção e atendimentos. A proposta desta ação é a aproximação ainda maior entre o TRT e o cidadão. Cruz, ressaltou ainda a importância das entidades parceiras, sem elas o Tribunal não conseguiria realizar um evento com esta abrangência, por isso é importante deixar um agradecimento especial a todas as pessoas que colaboraram, inclusive a imprensa, com mais uma edição do TRT Comunidade, destacou Cruz.
A maioria dos atendimentos aconteceu na área da saúde, como consultas médicas, vacinação, testes rápidos de Sífilis, Hepatite, HIV, Glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, higiene bucal e distribuição de kits saúde bucal, além de cortes de cabelo, limpeza de pele e orientações psicossocial da criança e do adolescente.
O site Rondoniavivo com uma unidade móvel ofereceu os serviços de anúncios de classificados gratuitos e internet Wi-Fi livre para todos que participavam do evento na Escola.
Participaram desta edição, além da Justiça do Trabalho, os seguintes parceiros: Receita Federal, Faculdade Fimca, Faculdade Católica de Rondônia, Ministério Público do Trabalho da 14ª Região, Sine/Porto Velho, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Senac, Sesc, Incra, Semusa, IEL, Instituto de Identificação da Polícia Civil/RO, Procon-RO, INSS, Detran-RO, Superintendência do Trabalho e Emprego, Tudo Aqui (ex-Shopping Cidadão), Secretaria de Estado de Ação Social/RO, site Rondoniaovivo, Vivo, Amatra14, Sindijufe, SESAU/RO e 17ª Brigada de Infantaria e Selva.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!