Conferência debate direito à alimentação saudável

Conferência debate direito à alimentação saudável

Conferência debate direito à alimentação saudável

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Discutir sobre segurança alimentar é colocar o direito humano à alimentação como prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa”, declarou

Graça Lucena, coordenadora de um projeto político-pedagógico que atua em Cacoal, e participante da 4° Conferência Municipal de Segurança Alimentar, que aconteceu no município na manhã desta quinta –feira 09 de julho, com o objetivo de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção do controle sobre os hábitos alimentares.

Para a conferencista do evento, Cleusa Firmino, a segurança alimentar consiste no direito de cada povo definir estratégias e políticas na garantia da alimentação adequada, respeitando sua cultura e origem. “Vivemos desde o ano 2000, um momento de transição alimentar, no qual os alimentos enlatados e industrializados têm ganhado a preferência dos consumidores. Iremos discutir os prós e contras desse movimento e ações e políticas públicas para reverter essa situação”, disse. Para a secretaria de assistência social, Miriam Lacerda, a participação do público é o que torna o evento válido. “Este é o momento para discutirmos juntos com a comunidade as propostas, elencando pontos como a economia solidária, a qualidade e quantidade de alimentos ou até mesmo a execução dos programas que atendem a população nesta área”,afirmou. Segundo a acadêmica do 8° período de nutrição Andréia Priscila, a importância do debate está na transmissão do conhecimento. “Na conferência discutiremos sobre todo o caminho que o alimento percorre, desde a origem até as prateleiras. São questões abordadas e que são levadas para a comunidade, que é a principal interessada no assunto”, afirmou.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA – Julia Amaral, o evento resultará na elaboração de 15 propostas que serão encaminhadas para a etapa Estadual e que contribuirá para a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional adotado pelo Governo Federal. “Estamos aqui junto com a comunidade, trazendo articuladores em áreas como agricultura, e representantes dos programas assistências, para ouvimos os principais questionamentos, e com base nisto elaborarmos um plano de ação efetivo” concluiu Julia.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS