Conta de energia sobe 42% no ano

Conta de energia sobe 42% no ano

Conta de energia sobe 42% no ano

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com alta de 2,77%, a energia elétrica voltou a figurar como a maior contribuição individual para o IPCA de maio, responsável por 0,11% do índice do período (0,74%). No ano, a conta de luz ficou 41,94% mais cara, respondendo por 1,23 ponto percentual (ou 23%) da alta de 5,34% do índice de preços. De acordo com o IBGE, a energia constitui-se num dos principais ítens na despesa das famílias, com participação de 3,89% na estrutura de pesos do IPCA. Em maio, em algumas regiões pesquisadas, o aumento nas contas ultrapassou 10%, com eme Recife e Salvador.

Nas regiões onde não ocorreu reajuste anual, a variação nos valores das contas se deve a alterações nos impostos, como na região metropolitana de Vitória (ES), onde as alíquotas do PIS/Cofins subiram 529,25% destacou o IBGE.

Além da energia, outros ítens encareceram as despesas com habitação, cuja variação foi positiva em 1,22% em maio. Os destaques foram gás de botijão (1,31%), taxa de água (1,23%), condomínio (0,89%), aluguel residencial (0,66%) e artigos de limpeza (0,65%).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS