Por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ) e a União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), a Prefeitura de Porto Velho certificou setenta e cinco concluintes do primeiro Curso de Informática Básica promovido pelo município.
A solenidade que foi presidida pelo prefeito Mauro Nazif e contou com a presença de autoridades políticas, técnicos municipais, professores e membros da imprensa, aconteceu na manhã de quarta-feira (03), no pólo da Uniron do Bairro Castanheira.
O prefeito cumprimentou o coordenador da CMPPJ, Bruno Eduardo, e o diretor da Uniron, Alexandre Porto, como também aos professores e técnicos da CMPPJ, que se dedicaram para que o curso fosse implementado com sucesso. “Cumprimento também aos jovens participantes, a quem a Prefeitura deve olhar de forma diferenciada, pois se trata dos futuros profissionais que tomarão lugar no mercado de trabalho do nosso município. Cada vez mais o mercado se torna exigente e quem não possui qualificação em informática básica angaria maiores dificuldades de inserção. Por isso, acredito que este curso fará a diferença na vida profissional de todos vocês”, disse o prefeito.
Segundo Bruno Eduardo, o curso que teve duração de dois meses e foi muito bem participado, tendo sido iniciado com 80 alunos se encerrou com 75, o que pode ser considerado um excelente índice de adesão. “O prefeito havia nos pedido celeridade na implementação de cursos profissionalizantes para os jovens e assim estamos fazendo. O nosso objetivo é valorizar o potencial, capacitar para o mercado de trabalho e promover a inclusão social desses jovens. Entendemos que assim poderão obter melhor desenvolvimento econômico. Nosso Projeto de Inclusão Digital está apenas iniciando, mas já começa com sucesso”, expressou o coordenador.
Uma nova turma será iniciada a partir do dia 08 de junho pela CMPPJ, que em breve também oferecerá o curso de Edição de Imagens, para jovens que se interessem em trabalhar com televisão ou outras mídias que se utilizem desses recursos.
Cristina Celestino da Silva, uma das participantes certificadas, disse que nem mesmo havia terminado o curso quando recebeu proposta de emprego num supermercado. “Foi determinante para mim que eu tivesse esse curso para conseguir emprego com carteira assinada. Agradeço à Prefeitura e aos professores pela iniciativa”, afirmou.
Eriques Alves, também um dos participantes certificados, disse que o curso significou para ele uma experiência muito positiva e que agora nutre a expectativa de conseguir um emprego, apresentando um currículo mais expressivo.