PM muda estratégia do policiamento comunitário

PM muda estratégia do policiamento comunitário

PM muda estratégia do policiamento comunitário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nenhuma Base de Policiamento Comunitário foi fechada em Porto Velho. A informação é do coronel Ênedy Dias de Araújo, coordenador regional de policiamento da Polícia Militar. Ele explica que, a partir de agora, as bases servem apenas de ponto de apoio aos policiais de plantão.
“Se o prédio estiver fechado é porque os policiais estão fazendo ronda ostensiva pelas ruas do bairro”, diz o oficial. Ele assumiu o setor no dia 2 de março e promoveu mudanças na metodologia de trabalho nas Bases de Policiamento Comunitário (BPC) para melhor atender a comunidade.
O coronel Ênedy tem vasta experiência no policiamento comunitário, pois já comandou os batalhões da PM nas cidades de Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes. Sob sua jurisdição estão os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
Segundo o militar, foram feitas mudanças operacionais que afetaram as Bases de Policiamento Comunitário. Com as alterações, o policial deixa de fazer o trabalho estático reativo, em que só intervém depois que o crime acontece. Agora, atua mais na forma preventiva, evitando que o delito aconteça. “Tiramos o policial que cumpria o plantão dentro da base e o colocamos na rua, numa atividade de prevenção. Sua presença na rua irá inibir o crime e dará maior proteção ao cidadão”, afirmou o coronel.
A nova metodologia faz com que os policiais passem 20 minutos percorrendo o bairro num veículo. Ao final deste tempo, a equipe retorna para a base, onde permanece o mesmo período. A operação se repete até que seja concluído o plantão de 12 horas.
190
O coordenador explica se acontecer algum fato que necessite da presença da PM, o cidadão deve ligar para o número 190 que a ocorrência será atendida por uma patrulha. A equipe da ronda móvel preventiva não pode se ausentar o bairro onde fica a base de apoio.
Em Porto Velho existem cinco Bases de Policiamento Comunitário, que estão localizadas nos bairros Caladinho, Cohab Floresta, 4 de Janeiro (Crato), Jardim Santana e Terminal Rodoviário. Segundo o coronel Ênedy, a Companhia de Operações Especiais (COE), que tem sede no bairro Cohab, também funciona como uma BPC, pois tem plantão 24 horas e atende a comunidade em suas demandas. As bases funcionam 24 horas por dia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS