A prefeita de Ouro Preto do Oeste, Joselita Araújo (PMDB), resolveu acatar uma recomendação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e não realizará a festa comemorativa de aniversário do município.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeita de Ouro Preto do Oeste, Joselita Araújo (PMDB), resolveu acatar uma recomendação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e não realizará a festa comemorativa de aniversário do município. O anúncio foi feito durante reunião realizada no plenário da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (11). Além da prefeita, participaram do encontro, o deputado estadual Marcelino Tenório (PRP), vereadores, empresário e representantes da Associação de Turismo Agroecológico e de Reflorestamento de Rondônia (Atar)
O documento, encaminhado pelos promotores Alba da Silva Lima, Evandro Araújo e Matheus Kuhn, a recomendação sugere que a cidade não promova eventos público “até o final do exercício financeiro ou enquanto perdurar as precariedades detectadas na prestação de serviço público, especialmente na saúde e educação”.
O texto pede que o município não realize as comemorações, mesmo que de recursos oriundos de emenda parlamentar. Como havia proposto o deputado estadual Marcelino.
Durante a reunião, a prefeita disse que gostaria de realizar o evento, mas devido a indicação do MP-RO não será possível. “Gostaria muito de fazer a festa que é tradição do município, mas como há essa recomendação e melhor não fazer a festa”, comenta
Representante da Atar Alfredo Rodrigues, do Graúna Resort, lamentou a decisão. “Quem tem a perder é a população e principalmente o comércio local que vai deixar de gerar renda para o município. O dinheiro será gasto em outros municípios”, diz o empresário.
No dia 16 de junho, o município completa 34 anos de emancipação.
A recomendação apresenta uma lista de prioridades:
- Falta de médico cirurgião e pediatra no município, devido os mesmos estarem de licença prêmio e o município não poder fazer contrato emergencial;
- Construção de prédio em alvenaria e construção de refeitório na escola rural 22 de Dezembro;
- Reforma do prédio da Escola Municipal Edna Carioca Gonzales, situação da estrutura precária;
- Construção do centro de tratamento de feridas crônicas;
- Contratação de empresa para recolhimento de lixo hospitalar ou adesão de consórcio público;
- Aquisição de materiais fisioterapêuticos para atender as pessoas deficientes;
- Reforma do prédio do Caps, melhora na estrutura física;
- Reforma da escola Rondominas e construção de banheiros, salas de aula e ampliação das calçadas;
- Aquisição de mais um veículo para atender o setor do TFD;
- Contratação de servidores em caráter emergencial para limpeza do hospital municipal, técnico de enfermagem, enfermeiro, setor do Raio X, cozinha;
- Reforma do prédio do Conselho Tutelar;
- Aquisição de coletes cervicais para ambulâncias;
- Contratação de cuidadores e professor de libras.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!