Tribunal de Conta dá prazo para Prefeitura realizar concurso publico

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE-RO publicou o Acórdão nº 23/2015 depois de analisar o Processo nº 2779/2013, que tem como interessada a Prefeitura do Município de Guajará-Mirim e cujo assunto diz respeito à Edital de Processo

Tribunal de Conta dá prazo para Prefeitura realizar concurso publico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE-RO publicou o Acórdão nº 23/2015 depois de analisar o Processo nº 2779/2013, que tem como interessada a Prefeitura do Município de Guajará-Mirim e cujo assunto diz respeito à Edital de Processo Seletivo Simplificado –n Edital nº 002/2013. E que tem como responsáveis o atual prefeito de Guajará-Mirim, Dúlcio da Silva Mendes (PT), o ex-prefeito Atalíbio José Pegorini, e Janaína Pereira de Souza Florentino, Procuradora do Município na qualidade de presidente da Comissão do TSS-002/SEMED/SEMTAS/2013.

Os conselheiros consideraram ilegal sem pronúncia de nulidade, fixou o prazo de 210 dias para que o município de Guajará-Mirim realize concurso público e a aplicação de multa no valor mínimo de R$ 1.620,00 (Um mil, seiscentos e vinte reais) ao prefeito Dúlcio da Silva Mendes, além de fazer uma série de outras recomendações.

A 2ª Câmara do TCE não aceita a alegação da Prefeitura de que o Teste Seletivo seria realizado por “excepcional interesse público” e aprovou que fosse ordenado ao prefeito Dúlcio Mendes “planejar suas ações em consonância” com os princípios de eficiência e o disposto no artigo 37 da CF. de forma que o recrutamento de pessoal para suprir as necessidades do setor municipal seja realizado com antecedência visando impedir que a ineficácia administrativa venha a provocar situações que têm servido ao longo dos anos como fundamento para as reiteradas contratações sem concurso público.

Foi recomendado ainda ao prefeito Dúlcio “adotar medidas visando prevenir a reincidência de impropriedades apontadas no documento do Acórdão”.

É notório o uso desse expediente de Teste Seletivo Simplificado há décadas pela Prefeitura de Guajará-Mirim e também de outros municípios de Rondônia e do Brasil, quando o ideal seria a realização de concurso público, Ocorre que, a grande maioria dos municípios brasileiros – e aí se enquadra Guajará-Mirim – quase sempre está acima do limite de gastos com pessoas estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, E aí como diz o velho e conhecido ditado”se correr o bicho pega; se ficar, o bicho come”;

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS