Água, Assistência Social, Ecologia, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saneamento, Saúde, Servidores, Solidariedade
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com a implantação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) na área do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), todo o esgoto produzido na unidade de saúde passa por um processo físico-químico, onde a carga orgânica e patogênica são sedimentadas. Isso resulta em água tratada que pode ser reutilizada para vários fins ou simplesmente ser lançada no sistema público de coleta de esgoto, sem causar qualquer tipo de prejuízo ao patrimônio ambiental.
Para construir a Estação de Tratamento, o governo de Rondônia investiu recursos próprios na ordem de R$ 438.057,96. O Cemetron está passando pela primeira grande reforma desde sua fundação há 27 anos.

O Cemetron conta com 99 leitos, sendo sete de terapia intensiva (UTI), e destes quatro de isolamento, ou seja, para atender pacientes com doenças contagiosas. O hospital conta com uma equipe de aproximadamente 430 servidores.
O Cemetron é um hospital de referência em doenças infectocontagiosas na região que recebe pacientes de outros estados, conforme afirma a diretora Stella Ângela Zimmerli. São pessoas que vêm do sul do Amazonas, norte de Mato Grosso, do Acre e até da Bolívia, em busca de tratamento de patologias infectocontagiosas como tuberculose, meningite, HIV/AIDS, influenzas entre outras doenças.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!