A importância dos royalties das hidrelétricas

A importância dos royalties das hidrelétricas

A importância dos royalties das hidrelétricas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No Brasil, todas as hidrelétricas pagam royalties pelo uso das águas que geram energia. Esta operação é denominada Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos para Fins de Geração de Energia Elétrica (CFURH), instituída pela Constituição Federal de 1988, regulamentada pela lei 7990/1989, e determina um percentual pela utilização de recursos hídricos durante todo o período de concessão.

 A arrecadação e distribuição dos recursos é realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional, sendo 45% para o Estado, 45% para o município e 10% para os órgãos administrados diretamente pela União.

A Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho – Rondônia, iniciou a geração de energia em 30 de março de 2012, nove meses antes do que previa o cronograma original.

Desde esta data, a Santo Antônio Energia – concessionária responsável pela operação da hidrelétrica, paga mensalmente royalties, de acordo com o cálculo realizado pela ANEEL. Do total pago pela empresa, 45% são destinados para Rondônia, 45% para Porto Velho e os 10% restantes para órgãos federais.

Até 2014, o valor dos royalties pagos pela Santo Antônio Energia totalizou R$ 64 milhões. Veja, no quadro abaixo, o pagamento realizado pela Santo Antônio Energia a cada ano, desde o início da geração, e a previsão para 2015.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS