Neste último sábado (13), ocorreu a cerimônia de entrega do Complexo Cultural de Espigão do Oeste após seis meses de atraso.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Neste último sábado (13), ocorreu a cerimônia de entrega do Complexo Cultural de Espigão do Oeste após seis meses de atraso.
A obra, que teve um orçamento inicial de R$ 500 mil reais liberado através de emenda parlamentar da deputada Federal Marinha Raupp, foi executada na época pela então prefeita Lúcia Tereza que entregou o mandato enquanto faltavam apenas às adequações do interior da obra.
Durante longos seis anos a obra ficou paralisada, tomadas as providências apenas seis meses depois. Mas finalmente o tempo venceu as mazelas da política e as portas do Anfiteatro e do Museu foram abertas para o usufruto da sociedade.
Com as presenças do Senador Valdir Raupp, da Deputada eleita Lúcia Tereza, Prefeito Célio Renato, Presidente da Câmara, Eliotério Campos, vereadores, secretários, servidores e o público em geral, foi aberta a cerimônia de inauguração do complexo cultural. O cerimonial foi conduzido pelo jornalista Adelson Francisco e teve nas apresentações da Orquestra Filadélfia da Igreja Assembleia de Deus o ponto alto da cerimônia. A mãe do jovem Rangel Galves que deu o nome ao teatro, senhora Luzia Galves da Silva abriu a cerimônia fazendo um agradecimento especial às autoridades e a sociedade por essa homenagem ao seu filho.
Ao fazer o uso da palavra, à deputada eleita Lúcia Tereza que foi a executora da obra de construção do complexo citou a importância desse centro para contar a história de Espigão do Oeste. Uma história de lutas e conquista daqueles pioneiros que aqui fincaram suas raízes.
O Senador Valdir Raupp destacou o trabalho da ex-prefeita Lúcia Tereza na condução da obra. Raupp parabenizou o município de Espigão do Oeste por mais essa conquista. Após a sua fala o senador conseguiu contato com a deputada Marinha em Brasília e a colocou ao vivo para levar a sua mensagem a população de Espigão. Marinha iniciou agradecendo a amiga Lúcia Tereza pelo inicio do projeto e conclamou a população a fazer um bom uso desse espaço agora entregue.
O prefeito Célio Renato ao fazer o uso da palavra quebrou o protocolo e fez um longo relato de seu trabalho a frente do executivo municipal. O chefe do executivo citou as muitas conquistas de sua administração ao longo desses seis anos. O prefeito aproveitou a oportunidade festiva para expor no pátio do complexo cultural, vários veículos e equipamentos que foram adquiridos recentemente pela prefeitura com a participação de políticos das bancadas estadual e federal de Rondônia.
O município passa por períodos conturbados em vários setores da administração, principalmente na saúde que pode ser considerado o “Gargalho” de todas as adversidades enfrentadas pelo executivo. O que se espera agora é que não se ouça mais noticias de que pacientes não foram socorridos por falta de ambulâncias, uma vez que no pátio foram apresentados no mínimo quatro veículos de resgates adquiridos recentemente pela administração.
Após a cerimônia no anfiteatro as autoridades e os presentes foram convidados para a inauguração do espaço reservado ao museu do município. Após o corte da fita o espaço foi aberto para a visitação do público. No local que ainda passa pelo processo de montagem, o público pode apreciar muitas imagens antigas que contavam a história da colonização de Espigão. Muitos objetos antigos, doados por antigas famílias já fazem parte do acervo do museu e foram admirados pelos presentes.
Que mais pessoas abram mão de lembranças familiares e doem fotos, utensílios, ferramentas e objetos pessoais para que venham enriquecer cada vez mais o acervo do museu e assim retratar de maneira cronológica os 32 anos de existência desse pujante município. É o mínimo que nossas autoridades podem fazer para homenagear e resgatar a história de muitos que deixaram um forte legado que deve ser repartido e vivenciado pelas novas gerações que chegam.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!