A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça – feira, um “Pit Stop” em vários pontos da cidade levando informações aos moradores sobre o perigo e os cuidados que devem ser adotados para a eliminação dos f
A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça – feira (09), um “Pit Stop” em vários pontos da cidade levando informações aos moradores sobre o perigo e os cuidados que devem ser adotados para a eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypyti, agente transmissor da Dengue e da Febre chikungunya.
Essa é mais uma ação integrada da Coordenação de Vigilância em Saúde de Cacoal para o controle das doenças. Entre as medidas está à sensibilização dos profissionais de saúde quanto aos aspectos clínicos da infecção pelo vírus e outros agravos, enfatizando a importância da notificação imediata, monitoramento e realização de isolamento viral ou sorologia e a capacitação de todos os profissionais de urgência e emergência das unidades públicas e privadas e da atenção básica sobre a classificação de risco e manejo do paciente com suspeita da doença.
No último dia 05 de dezembro a SEMUSA realizou o dia “D” de combate a Dengue e Febre Chikungunya para despertar atenção da população com os cuidados necessários no intuito evitar um surto das doenças no município.
Para que o trabalho de prevenção seja efetivado a Vigilância em Saúde ressalta que é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. O ovo do mosquito pode ficar até um ano em uma fresta de parede, de fossa ou muro, basta que tenha contato com a água para eclodir. É preciso que todos façam sua parte, porque o perigo aumentou.