O Professor Francisco Marquelino Santana, um dos grandes pioneiros da educação do Distrito de Extrema de Rondônia, recebeu esta semana relevante homenagem da Organização das Nações Unidas – ONU em decorrência do importante trabalho humanitário desenvolvido na fronteira Brasil – Bolívia, Região da Ponta do Abunã.
A homenagem partiu da Organização Internacional para Migrações – OIM/ONU que depois de um consistente estudo realizado, viu na pessoa do Professor Marquelino um autêntico defensor dos Direitos Humanos Internacionais.
Com o advento do Governo Evo Morales ao poder, o Instituto de Reforma Agrária da Bolívia - INRA iniciou um extenso processo de Reforma Agrária no país vizinho, que culminou na
expulsão de extrativistas brasileiros dos seringais bolivianos residentes na Província Federico Román no Departamento de Pando.
Desde o ano de 2006 o Professor Marquelino idealizou e coordenou o Projeto Ética e Cidadania na Escola Estadual Jayme Peixoto de Alencar, o que lhe conferiu vários prêmios nacionais. O projeto foi uma seleção realizada pelo Ministério da Educação-MEC, através do edital nº 584/2006 que inicialmente escolheu este projeto entre os 120 melhores do país e novamente no ano de 2007, o projeto foi selecionado entre os dez.
Através do Projeto Ética e Cidadania, o Professor Marquelino e toda sua equipe trabalharam incansavelmente na defesa dos direitos humanos dos nacionais brasileiros que iam sendo expulsos do país vizinho, onde eram acolhidos pelo professor na Região da Ponta do Abunã.
Várias reuniões foram feitas pelo Professor Marquelino envolvendo integrantes da ONU, do Consulado Brasileiro de Cobija, da Embaixada Brasileira em La Paz e do próprio Ministério das Relações Exteriores.
Marquelino recebeu a homenagem das mãos do Dr. Dennis Leonardo Rodriguez Bautista.