Uniron mobiliza acadêmicos para captação de doadores de medula óssea

Estimular a participação acadêmica em causas de cunho social é uma das principais metas dos Programas de Responsabilidade Social da Faculdade Uniron.

Uniron mobiliza acadêmicos para captação de doadores de medula óssea

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estimular a participação acadêmica em causas de cunho social é uma das principais metas dos Programas de Responsabilidade Social da Faculdade Uniron, que visa a transformação dos acadêmicos como agentes construtores de esperança. Nesse sentido, a Uniron promove mais uma Ação Solidária de incentivo à captação de doadores de medula óssea.

A mobilização conta com o apoio da equipe da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia - Fhemeron, e com os Amigos do Transplante de Medula Óssea – ATMO, colaboradores e acadêmicos de vários cursos da instituição. O objetivo da ação, além de estimular e conscientizar os jovens para a importância da causa, visa, também, colaborar com a jovem porto-velhense Thalita Rosa, diagnosticada com Anemia aplástica grave, sem doadores compatíveis no estado até o momento.

Além da coleta de material para o teste de HLA (compatibilidade), os profissionais também promovem palestras educativas. “É uma ação que visa não só despertar a população para o caso, mas também colaborar com a busca de um doador compatível com a jovem que, assim como muitos, enfrenta a fila de espera para cirurgia. Ficamos gratos pela disponibilidade de todos que atenderam prontamente ao convite”, relata Willy Bezerra, voluntário na ação e colaborador da Uniron.

Após se cadastrar, a acadêmica do 4º período de Jornalismo Lívia Camelo se tornou uma possível doadora. Segundo ela, participar da ação é muito mais que ajudar o próximo, é também um exercício de autoajuda. “Muitas vezes, na correria do dia a dia, esquecemos a importância das pequenas coisas, das simples atitudes que enaltecem a alma”, diz a estudante. Ela conta que foi exatamente nesse momento de correria que recebeu o convite para conhecer mais sobre a doação de Medula Óssea e acabou aceitando. “São apenas 2 minutos que podem mudar toda uma vida. São 2 minutos para transformar um lamento e júbilo. Em apenas 2 minutos você se tornar o marco da vida de alguém”, declarou Lívia, sobre a possibilidade de ser compatível com algum paciente que aguarda na fila de espera.

A ação, que acontece desde o dia 22, encerra nesta sexta-feira (26), na Unidade III – Porto Velho Shopping, na sala 102, primeiro piso. A coleta é apenas para captação de material que possibilite o diagnostico de possíveis doadores para Thalita e ampliar o número de cadastros no estado. Para saber mais sobre o trabalho da Associação e sobre o transplante de Medula Óssea, você pode acessar o site da ATMO (www.atmo.org.br).

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS