Lançado em formato impresso e em CD, o trabalho reúne diversas pesquisas sobre educação ambiental e o planejamento de gestão territorial em bacias hidrográficas.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A coordenadora geral do IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, Izabel Cristina da Silva, e a ambientalista Amyra El Khalili, palestrante do evento, foram recebidas em audiência pelo secretário de Agricultura do Município de Porto Velho, Leonel Bertolin.
Na oportunidade, elas apresentaram ao titular da Semagric os resultados do evento que aconteceu de 3 a 5 deste mês no auditório do Senac em Porto Velho com o apoio da pasta que desenvolve ações voltadas para a agricultura familiar, um dos temas principais da programação.
Entre os resultados do Congresso destaca – se o livro IV Congresso brasileiro de educação ambiental aplicada e gestão territorial – água e agricultura familiar: cadernos de resumos.
Os professores doutores Carlos Alberto Paraguassu - Chaves e Aparecida Luzia Alzira Zuin, docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em conjunto com Izabel Cristina da Silva e os colaboradores Tiago Batista Ramos e Reinaldo Rosa dos Santos, foram responsáveis pela organização do livro.
Lançado em formato impresso e em CD, o trabalho reúne diversas pesquisas sobre educação ambiental e o planejamento de gestão territorial em bacias hidrográficas e as alternativas de gestão sustentável dos recursos hídricos, além da agricultura familiar, de acordo com os temas abordados no evento que originou a obra.
Segundo Izabel Cristina da Silva, o volume destaca temas como instrumento de sustentabilidade, educação ambiental aplicada na formação do cidadão, cidades sustentáveis, políticas públicas e meio ambiente; direito ambiental, produção do espaço e a gestão territorial; planejamento e gestão de bacia hidrográfica e territorial; planejamento e gestão de risco ambiental; gestão territorial e uso de geotecnologia; direito e uso da força das águas.
Para a economista e ambientalista Amyra El Khalili, o VI Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial cumpriu com sua missão ao trazer para o estado de Rondônia um debate de alto nível sobre a gestão comunitária das águas e agricultura familiar.
“As experiências compartilhadas durante o encontro contribuíram para formar opinião de lideranças, acadêmicos e cientistas”, destacou Amyra que palestrou sobre os paradoxos da água, como vida e morte; liberdade e escravidão; esperança e opressão, guerra e paz, ressaltando a importância da água como bem imensurável, insubstituível e indispensável à vida em nosso planeta.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!