Ensino municipal de Médici supera metas com média alta no Ideb
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O enfoque administrativo dado à área de Educação pela prefeitura de Presidente Médici/RO vem apresentando resultados surpreendentes no painel nacional de monitoramento do setor. Indicadores de qualidade educacional como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, apontam aumento significativo no grau de rendimento escolar, proficiência, frequência e aprendizado das crianças e adolescentes do município. No caso do Ideb, o parâmetro consta um salto de 12% atingido pela gestão atual em relação a anterior. As séries iniciais e finais do ensino fundamental são o alvo do acompanhamento federal.
A performance dos alunos é um reflexo da política de melhoria empreendida no sistema educacional mediciense. As estruturas física e de pessoal receberam atenção especial da administração com maior participação no orçamento. A estratégia propicia melhor assimilação do conteúdo em sala, pois as condições oferecidas se adequam às metas de ensino estipuladas pela Secretaria Municipal de Educação. Além de disporem de lousas digitais, ambiente climatizado, alimentação de qualidade e farto material didático, os estudantes desenvolvem práticas pedagógicas de alta fixação, aplicadas pela equipe de professores capacitados e demais profissionais.
Nesta semana, uma boa notícia irradiou a todos os envolvidos no processo educacional de Presidente Médici, desde os pais até a prefeita Lurdinha do Sindicato, passando pelos professores e a equipe gestora da Semec, dirigida pelo secretário Carlos Cardoso: o resultado do Ideb aos municípios. Em consulta no ambiente virtual do Ministério da Educação, diretores de escolas, educadores e técnicos da prefeitura constataram o avanço das médias projetadas para o ensino. De 4,0 aferidos no ano de 2007, a pontuação alcançou o total de 5,1 em 2013. “Os anos de 2014 e 2015 apresentarão números ainda mais satisfatórios a nossa população”, comemorou a prefeita Lurdinha.
Um comparativo de proporcionalidade feito pela pasta de educação em Médici mostra que os dados apresentados pelo município superam municípios com maior capacidade financeira como: Ariquemes (4.8); Rolim de Moura (4.8); Vilhena: (5.2) e Ouro Preto (5.2). Para a prefeitura, os resultados percebidos pelo governo federal e a população aumentam a motivação para que os professores e todos os trabalhadores em educação na rede municipal se mantenham empenhados com dedicação e reconhecimento.
Reforço ao setor
Dentre as medidas adotadas pela prefeitura está a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, para garantir que todas as crianças matriculadas na rede municipal estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. No mês de agosto, a Secretaria Municipal de Educação – Semec concluiu a 4º formação dos professores envolvidos no programa.
Nas ações principais da prefeitura, por meio da gestão educacional, verifica-se os compromissos: alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental. Com a prática pedagógica específica os alunos desenvolvem capacidades de leitura e de produção de textos.
O secretário professor Carlos Cardoso lembra que uma das metas prioritárias do país, no contexto de evolução social atual, é a melhoria na alfabetização. “Os professores de nossas crianças devem exercer sua função com clareza e consciência dessa iniciativa transformadora do setor. Por esta razão, estamos oferecendo a atualização técnica aos alfabetizadores de Médici”, disse o gestor.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!