Moradores de Jacy aprendem a fazer barco com garrafas pet

Moradores de Jacy aprendem a fazer barco com garrafas pet

Moradores de Jacy aprendem a fazer barco com garrafas pet

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Você já imaginou navegar em um barco sustentável, feito com garrafas pet? A primeira vista, pode parecer estranho, mas este tipo de embarcação existe e tem sido uma boa opção para pescadores que desejam fazer seus próprios barcos de forma mais rápida e barata, ao mesmo tempo em que reaproveitam garrafas pet que antes iam para o lixo e que demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza
A novidade chegou em Porto Velho na última semana com um curso de cinco dias que ensinou a técnica da construção do barco para moradores de Jacy-Paraná. O curso foi ministrado pela empresa OAK Soluções Ambientais, contratada pela Santo Antônio Energia, e foi uma das ações do Programa de Apoio à Atividade Pesqueira desenvolvido pela concessionária. “Proporcionamos este curso em Jacy porque muitos moradores da região são pescadores e também porque percebemos a importância da realização de um trabalho de reciclagem, visando o reaproveitamento de resíduos que acabam indo para as ruas, como é o caso das garrafas pet”, explicou o coordenador Fundiário da Santo Antônio Energia, Ivan Silveira
O curso orientou com relação à importância da reciclagem, ensinou a coletar as garrafas e cortá-las em filetes proporcionando a construção de cestas para lixo, cadeiras e sofás. Mas o ponto alto das aulas foram os ensinamentos de todo o processo que envolve a construção do barco que também utiliza madeira e um motor. Participaram 12 pessoas que impressionaram pelo interesse e dedicação. “Foi uma surpresa positiva porque percebi a dedicação de todos eles. Esperamos que eles possam dividir o conhecimento adquirido aqui com os demais moradores da região”, declarou o professor Eduardo Carvalho, da OAK, que é pioneiro no Brasil na confecção deste tipo de barco. “As embarcações possuem laudo de Engenheiro Naval e são registradas na Agência fluvial de Porto Velho e, portanto, estão de acordo com as exigências técnicas da Marinha Brasileira, inclusive com relação à segurança”, acrescentou o professor.
As aulas terminaram na última sexta-feira com bastante entusiasmo dos alunos ao verem a embarcação pronta. Foram utilizadas duas mil garrafas pet recolhidas nas escolas de Jacy e o resultado foi a construção de dois barcos de 3,60 m de comprimento, quase 2 m de largura e 210 quilos cada um, com capacidade para um tripulante e cinco passageiros. Cada barco é cerca de 30% mais barato que uma embarcação convencional com as mesmas características.
Um dos alunos foi o eletricista Paulo Stivi, de 32 anos. Atento a todos os detalhes, já planeja construir uma embarcação semelhante a que aprendeu. “Eu não perco um curso aqui em Jacy porque não podemos perder a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. No futuro, quero construir um barco desses para mim”, revelou.
No fim de semana , o Jacy Pet1 e o Jacy Pet 2 - que são os nomes dos barcos- receberam o licenciamento junto à Marinha e a chamada “certidão de nascimento”, com o número de série, e, finalmente, ganharam as água do rio Jacy ao som de muitos aplausos.
Alguns alunos fizeram questão de “dar uma voltinha”, acompanhados dos professores e do engenheiro naval. Elicélia de Almeida, de 33 anos, é inspetora em uma escola. Ela aprovou o curso e pretende ensinar para os estudantes da escola tudo o que aprendeu. “Adorei as aulas e quero passar tudo o que aprendi para meus alunos. Trabalhamos duro na construção do barco. Estou muito feliz de vê-lo pronto e estou doida para dar uma voltinha”, declarou.
Um dos barcos será entregue para a Associação Rural de Jacy-Paraná que já está se organizando para providenciar cursos de pilotos para a comunidade. A associação pretende ainda realizar palestras sobre educação ambiental culminando com excursões curtas no rio Jacy. O outro barco será dado para a ONG CPPT Cuniã.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS