Dionísio Shocknes morre aos 92 anos

Dionísio Shocknes morre aos 92 anos

Dionísio Shocknes morre aos 92 anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Morreu na noite desta terça – feira, 24, aos 92 anos, o ex – ferroviário da Estrada de Ferro Madeira – Mamoré Dionísio Shockness.
Ele estava internado no Hospital 9 de Julho e a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
O velório está acontecendo na Primeira Igreja Baptista na rua Presidente Dutra esquina com Duque de Caxias e o sepultamento será nesta quarta – feira,25, às 15hs no Cemitério dos Inocentes.
Dionísio Shockness era uma das poucas testemunhas vivas da histórica ferrovia. Em janeiro de 1934, foi contratado pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde desempenhou várias funções: aprendiz de garagem de cegonha, aprendiz de 1ª classe, trabalhador, artífice, ajudante de foguista, foguista e praticante de maquinista, maquinista de 3ª classe, maquinista de 2ª classe e maquinista de 1ª classe.
Em 1941, ainda como praticante de maquinista, começou a desempenhar as funções de maquinista, conduzindo trens de carga e passageiros, entre Porto Velho e Guajará-Mirim.
Foi administrador da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, através de portaria do Governo do Estado em 17 de dezembro de 1985. Pelo Decreto de 1º de julho de 1985, foi nomeado para exercer a cargo de confiança de Diretor do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Descendente de família tradicionalmente cristã era evangélico desde sua infância. Pertenceu à Primeira Igreja Batista de Porto Velho, onde exerceu as seguintes funções: zelador, professor da classe dos homens, superintendente da Escola, Secretário arquivista e Vice - presidente.
Filho de Charles Nathaniel Shockness e Catherine Thomas Shockness, Dionísio herdou a vocação para trabalhar em ferrovia do pai que era natural de Granada localizada nas Antilhas ( arquipélago do Oceano Atlântico na América Central) e foi contratado em 1910 pelos ingleses para trabalha na Estrada de Ferro Madeira – Mamoré.
Dionísio deixa a viúva Syvill Winte Shockness, professora aposentada pelo Governo de Rondônia e cinco filhos: Elizabeth Winte Shockness, enfermeira especializada pela Escola de Enfermagem de Manaus – AM; Eli Winte Shockness, engenheiro florestal, formado pela Escola de Engenharia Florestal de Curitiba- PR; Eliezer Winte Shockness, Segundo Grau Completo; Elsie Winte Shockness, psicóloga, formada pela Faculdade Santa Úrsula – RJ e Dionisio Shockness Junior, engenheiro civil, formado pela Universidade de Mogi da Cruzes - SP
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS