Palestrante do Seminário Folha Jovem de Empreendedorismo – Ideias e Atitudes de Quem Faz a Diferença -, o presidente da Associação dos Jovens Empresários do Estado de Rondônia, Fawez Holanda, apresentará na sua palestra as ações que a entidade desenvolve para alertar a população sobre a alta carga tributária.
O tema da sua explanação no evento, cujo lançamento será no dia 30 de maio no Centro Educacional Mojuca, será o Papel da AJE, entidade ligada a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) que realizará no próximo dia 23 de maio o Dia da Liberdade de Impostos.
Nesta data, em mais de vinte estados, jovens empreendedores, empresários e representantes de várias instituições vão promover ações e atividades para conscientizar a população sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços no País, além de cobrar a efetiva e correta aplicação dos tributos em benefício da sociedade.
Em Porto Velho, a programação será marcada por várias atividades, a exemplo do Fórum de Desenvolvimento Econômico – AJE – RO que acontecerá no dia 21 deste mês no auditório da OAB com a participação de importantes nomes do setor produtivo do Estado, a exemplo do empresário Adélio Barofaldi, presidente do Grupo Rovema.
Fawez Holanda vai retomar a discussão tributária no final do mês durante o Seminário Folha Jovem de Empreendedorismo porque ele quer apresentar aos estudantes, dados de um estudo da Conaje sobre o impacto dos impostos no setor educacional.
“O Brasil é um dos poucos países do mundo que tributam a educação, com impostos que ultrapassando 37% nas mensalidades escolares”, frisou o palestrante que recebeu em 2014, o Prêmio Jovem Empreendedor como o Líder Jovem do Ano.
No caso de materiais, a carga tributária pode chegar a quase 50% do valor cobrado pelo produto. É o caso de canetas, com tributos que somam 47,49%, .Agenda, apontadores e borrachas, são vendidos com impostos de 43,19%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).