O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), Engº Civil Nélio Alencar juntamente com o superintendente Ronaldo Guimarães, estiveram presente na reunião realizada pela Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio). O encontro foi promovido no auditório do Aquário Selva Hotel em Porto Velho na última terça-feira, 28, e contou com a presença de várias autoridades para debater a “Proposta do Setor Produtivo do Comércio” para reconstrução de Rondônia pós cheia.
Para o presidente do Crea, “foi uma discussão muito importante, onde envolveu a sociedade, que vem exatamente fazer um pré planejamento do que deve ser após as enchentes em Porto Velho e em outros municípios que também foram atingidos”. Nélio Alencar disse ainda “que o encontrou foi muito proveitoso e espero que as propostas sejam realmente consolidadas como foi proposto”.
O secretário municipal de planejamento de Porto Velho, Jorge Elarrat, que representou o prefeito de Porto Velho Mauro Nazif, disse que 20.368 pessoas foram atingidas pela cheia em Porto Velho. "Os desabrigados foram levados para 66 abrigos, muitos funcionando em escolas. Vários prédios públicos, além de ruas e avenidas foram danificados e precisam ser reformados", falou o secretário.
Para Ronaldo Guimarães, foi uma ótima iniciativa da Fecomércio em debater as propostas com relação à questão do pós-enchente. “Realmente as autoridades tem que sentar e discutir profundamente a reconstrução, porque a construção não está só em erguer prédios, é reconstruir também a dignidade destas famílias que perderam praticamente tudo. A união proporcionará, com certeza, um desfecho feliz”.
Estiveram presentes ainda o prefeito de Rolim de Moura, Cesar Cassol, o prefeito do município de Nova Mamoré, Laerte Queiroz, e representantes de diversos setores do comércio.