Famílias do baixo Madeira recebem ajuda humanitária

Famílias do baixo Madeira recebem ajuda humanitária

Famílias do baixo Madeira recebem ajuda humanitária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Muitas famílias ficaram em pequenas porções de terra, totalmente ilhadas, por acreditarem que as águas vão se estabilizar. Outras não saíram porque não tinham para onde ir e preferiram ficar nas proximidades, em casas de amigos e parentes, abrigados em edificações precárias como casas de farinha, taperas e barracas de lona.

Na localidade de Firmeza, margem do Rio Madeira, Maria Wania, 53, se abrigou com mais três famílias numa balsa de garimpo. Ela disse “eu nasci aqui nesse beiradão, aqui criei meus filhos e netos e nunca vi nada igual agora, eu não saio daqui porque pobre não tem quase nada, mas gosta de ficar olhando o pouco que tem”.

Na casa do Agricultor Edivam Sales da Cruz, na margem do Rio Machado, acima da localidade de Independência, a água estava chegando na casa de farinha, onde a família estava trabalhando num ritmo frenético, com a ajuda de alguns vizinhos para aproveitar a mandioca antes que viesse a apodrecer na roça.

Mostrando uma pilha de sacos de farinha, seu Edivam disse: “aqui tem 60 sacas de farinha, mas já perdi uma roça toda madura, que dava dois tantos desse”.

O secretário Executivo da Emater-RO, Luis Gomes Furtado, cumprindo agenda determinada pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária( Seagri) solicitou dos extensionistas dos escritórios da Emater-RO em Calama e Porto Velho, que participaram dessa ação humanitária para que apresentem relatório.

É preocupação de o governo oferecer condições dignas para que estas famílias possam continuar produzindo depois da enchente e que possam negociar de forma justa seus créditos juntos aos bancos.

De acordo com a indicação das perdas na agropecuária apresentadas pelos extensionistas  serão estabelecidas diretrizes norteadoras da política pública para a retomada da produção nas áreas atingidas pela cheia, informou o secretário.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS