PORTO VELHO - A hora é agora Prefeito! - Por Itamar Carvalho

Não é preciso ir muito longe para se deparar com um buraco, ou basta andar alguns metros para ser surpreendido por uma lagoa. Como se isso não bastasse, convivemos diariamente com o trânsito desorganizado que temos, sendo monitorados por fiscais da Prefei

PORTO VELHO - A hora é agora Prefeito! - Por Itamar Carvalho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Não é preciso ir muito longe para se deparar com um buraco, ou basta andar alguns metros para ser surpreendido por uma lagoa. Como se isso não bastasse, convivemos diariamente com o trânsito desorganizado que temos, sendo monitorados por fiscais da Prefeitura, que nem todos estão aptos a exercerem a função. Parecem mais abutres circulando em cima da “carniça”, multando em busca de arrecadações para o cofre Municipal.

Eu pergunto ao Dr. Mauro Nazif, então prefeito, porque ele não coloca fiscais de trânsito para multar aqueles veículos estacionados na Rua Governador Ari Marcos (antiga Rua 8), no Bairro Agenor de Carvalho, sub esquina com Amazonas, ao lado de uma agência bancária do Banco do Brasil. Carros estacionam diariamente naquela esquina ocasionando um grande congestionamento e até mesmo acidentes. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que consta no Artigo 181, prevê que ao estacionar veículos nas esquinas a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal será atuado com infração média, penalidade com multa e medida administrativa, que seria a remoção do veículo além de perder quatro pontos na carteira de habilitação.

Acidentes constantes acontecem por imprudência, mas não podemos deixar de lembrar, com o aumento da falta de sinalização em vias públicas e ruas esburacadas, vêm contribuindo a cada dia com tragédias, caso de um idoso que teve sua vida perdida após ser atropelado por um trator do DER. Se ao menos o dinheiro arrecadado fosse investido para melhoria de vias de nossa capital, já estaria valendo a pena, caso este que não acontece e pelo visto está muito longe de acontecer. Não culpo nem tanto os fiscais, pois eles são subordinados, mas alguns transformam o poder em caprichos para desrespeitar condutores, e até mesmo aplicar multas desnecessárias ao invés de conscientizar. Vale salientar que fiscal de trânsito não é policial, então porque andar armado? Em outubro de 2013, um fiscal da Semtran (Secretaria Municipal de Trânsito) foi preso após se envolver em um acidente embriagado e portando uma pistola 380, municiada no interior do veículo.

Na Avenida Jatuarana, Zona Sul da capital, existe um ponto de ônibus próximo ao viaduto ao qual não esta sendo usado há meses pela população - e “este tem assento” - devido a uma grande vala que fica na frente. Acidentes acontecem diariamente com ciclistas. Segundo o auxiliar administrativo Railan Félix (21), que trabalha próximo ao local, já presenciou diversas quedas por ciclistas e que por pouco não terminou em desastre.

"Praticamente todos os dias estão acontecendo acidentes em frente a este ponto de ônibus, ontem mesmo tive que socorrer um senhor que estava passando de bicicleta, e como uma parte da via está comprometida com esta imensa cratera alagada, ele acabou caindo dentro do buraco, graças a Deus não aconteceu nada de grave.  Já denunciamos várias vezes ao órgão competente e nada foi feito. Pagamos nossos impostos para sermos lesados? Há muito tempo a administração municipal não nos proporciona uma cidade dígna para se viver", se queixou Railan Félix.

No mesmo momento a equipe de reportagem do Rondoniaovivo flagrou vários ônibus coletivos parando para pegar passageiros, aproximadamente 20 metros antes do ponto. Pelas imagens é possível perceber que recentemente uma equipe da Prefeitura roçou no entorno da parada, porém não fizeram a retirada do mato, deixando-o no local.

Conversei com um casal que aguardava o coletivo e segundo Alex Junior (21) e Sthefany Alvarenga (21), são obrigados a esperar o ônibus no sol quente, devido a este problema.

"Esses dias minha namorada e eu estávamos esperando o coletivo, ao entrarmos o motorista não conseguiu fechar a porta, devido estar muito cheio, então seguiu em frente com a porta aberta e passou por dentro da vala nos deixando cobertos de lama. É muito complicado, não tenho palavras para explicar o que senti no momento", disse Alex Junior.

Não foi preciso ir muito longe para encontrarmos mais uma rua completamente destruída, se é que podemos chamar de rua. Comparando com alguns meses atrás, a Rua Curumatã, Bairro Lagoa, Zona Leste, existia asfalto, ao contrário de hoje que virou um piscinão cheia de lama, ocasionando transtornos aos motoristas, que muitos são obrigados a passar pelo local por ser a única rua mais próxima e disponível que da acesso a Avenida Jatuarana, Zona Sul.

Uma senhora que passava pelo local com um automóvel, percebeu que estava sendo filmada e não perdeu a oportunidade em expressar sua revolta contra o Prefeito Mauro Nazif, dizendo que Nazif esta sendo um dos piores Prefeitos de todos que Porto Velho já teve (veja o vídeo ao final do texto) .

Ao entrar na Rua Jundiá que fica sub esquina com a Rua Curumatã, me deparo com um ônibus abandonado, possivelmente usado para transportar trabalhadores do Consórcio Santo Antônio Civil (CSAC).

A empresária Vera Oliveira (28), sem saber o que fazer, teve que obstruir a calçada, mesmo sabendo que é ilegal, pelo fato da Rua estar parcialmente esburacada.

"Eu não sei mais  o que fazer, sei que é ilegal obstruir calçada, mais caminhões, ônibus, motos e carros estavam passando por cima da minha calçada, e se quebrar a Prefeitura não vai vim até meu estabelecimento ajeitar. Já denunciarmos várias vezes, e até agora não tomaram nenhuma providência", finalizou Vera Oliveira.

Assim hoje Porto Velho se encontra em meio ao caos em sua infra-estrutura, necessitando urgente de uma administração ativa, competente e que dê qualidade de vida a sua população. A comunidade aguarda com esperança.

 

Assista ao vídeo:

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS