A Secretaria Municipal de Trânsito de Porto Velho (Semtran) confirmou nesta quarta-feira, (08) a mudança de sentido no trânsito da Avenida Sete de Setembro, principal via de acesso ao centro comercial da capital.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Trânsito de Porto Velho (Semtran) confirmou nesta quarta-feira, (08) a mudança de sentido no trânsito da Avenida Sete de Setembro, principal via de acesso ao centro comercial da capital. As modificações, segundo o secretário adjunto da pasta, Carlos Guimarães devem iniciar na segunda quinzena de janeiro.
De acordo com o adjunto da Semtran, engenheiros de trânsito e engenheiros de tráfego de uma empresa contratada do Paraná, em conjunto com uma equipe do órgão municipal, realizaram vários estudos, levantamentos e pesquisas junto a população para se chegar a mudança de fato.
“Tudo foi minuciosamente estudado, cada detalhe foi analisado por profissionais qualificados, como a questão do estacionamento, das sinalizações, da rota dos ônibus e todas as situações a cerca da mudança no sentido da Sete. Pra se ter uma ideia, as equipes saíam com os ônibus coletivos logo nas primeiras horas do dia, tanto para analisar as rotas como para consultar o usuário sobre a mudança. Uma das descobertas é referente a ida da maioria das linhas até o Hospital de Base, o que na verdade não se faz necessário. Grande porcentagem da população trabalha no centro, onde estão os órgãos públicos e o principal centro comercial. Mudar o sentido da Avenida Sete de Setembro e com isso a rota dos ônibus irá apenas contribuir com a população e o trânsito de Porto Velho”, garante o adjunto da Semtran.
Orçada em R$ 90 milhões de reais, a mudança faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, aprovado pelo Governo Federal e, segundo Carlos Guimarães, além de trazer melhorias para o trânsito da cidade, também foi projetada para facilitar o acesso aos pontos turísticos da Porto Velho.
“Temos a Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), as Praça das Três Caixas D'Água além ainda dos planos do prefeito Mauro Nazif, que quer tirar do papel o Projeto Beira Rio. Será um grande complexo turístico que irá valorizar muito a nossa Capital. A ideia também é facilitar o acesso a Avenida Farquar e suas proximidades, onde estão localizados os principais órgãos públicos a exemplo do Centro Político Administrativo (CPA), Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e futuramente ao nosso teatro”, destaca Guimarães.
Questionado sobre a adaptação da população referente a mudança, o adjunto lembrou que na década de 80 a Avenida Sete de Setembro já foi uma via de mão dupla e afirma que a população inicialmente irá estranhar, mas que assim como outras modificações já executadas no trânsito em outros pontos da cidade, esta também será facilmente adaptada ao cotidiano da população.
“É claro que todos irão estranhar, até os próprios motoristas de ônibus coletivo, mas estaremos com uma equipe de fiscais de trânsito e também com um efetivo da Polícia Militar de Trânsito para auxiliar os motoristas nas primeiras semanas. Serão implantas medidas educativas para orientar a todos quanto às modificações. É possível que inicialmente haja alguns transtornos dos quais acreditamos; serão sanados em pouco tempo. O resultado será positivo”, prevê Carlos Guimarães.
OUTRAS MUDANÇAS
Além da mudança na Avenida Sete de Setembro, ruas como Almirante Barroso, Duque de Caxias, Dom Pedro II, Paulo Leal, Campos Sales e a Avenida Carlos Gomes também sofrerão alterações, seja na estrutura física da via como também nas rotas dos ônibus. Segundo o secretário adjunto da Semtran, Carlos Guimarães, as modificações serão amplamente divulgadas com antecedência.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!