Base Aérea de Porto Velho realiza Cerimônia Militar de Passagem de Comando
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Base Aérea de Porto Velho (BAPV) realizará nesta terça-feira, sete de janeiro, a Cerimônia Militar de Passagem de Comando. O então coronel aviador, Augusto César Abreu dos Santos passará o comando da BAPV ao coronel aviador, Giancarlo França Apuzzo. Na ocasião, também será realizada a passagem do cargo de comandante do Segundo Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, onde o tenente coronel aviador Cláudio Wilson Saturnino Alves passará o cargo ao tenente coronel aviador, Rodrigo Gibin Duarte.
A solenidade será realizada no Pátio do Comando da Base Aérea de Porto Velho as 09h45 da manhã.
Histórico da BAPV
Em meados de 1979, o então Ministério da Aeronáutica, em uma análise aguçada de sua infra-estrutura militar, enfoca a necessidade de interiorização da Força Aérea para defender as fronteiras da já então cobiçada Amazônia. Esta visão do Ministério possibilitou que se iniciasse o processo de instalação das Bases Aéreas de Porto Velho e Boa Vista.
Imagem ilustrativa
Finalmente, pelo decreto No 89684, de 17 de maio de 1984, cria-se a BAPV, construída em tempo recorde (treze meses), sendo inaugurada em 31 de outubro de 1984, pelo Exmo. Sr. Presidente da República, João Batista de Figueiredo, com a presença do Exmo. Sr. Ministro da Aeronáutica, Ten. Brig. do Ar Délio Jardim de Matos.
Mais do que realçar o aqui construído, fruto de uma engenharia voltada para as características da área, a Base marcou a interiorização da Força Aérea Brasileira, com prioridade para o controle efetivo da região amazônica.
Subordinada ao Sétimo Comando Aéreo Regional, com sede em Manaus, a BAPV tem por competência desenvolver o apoio administrativo e de serviços às unidades incorporadas e às unidades aéreas quando desdobradas, para o cumprimento de suas tarefas operacionais.
A BAPV sedia o Segundo Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação – Esquadrão Grifo e o Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação – Esquadrão Poti. Juntos estão dotados, respectivamente, de aeronaves C-98B Gran Caravan, A-29 Super-Tucano e o MI-35 AH-2 Sabre.
Assim, a BAPV vem acrescentar ao panorama amazônico, especialmente no Estado de Rondônia, mais um importante marco no processo do desenvolvimento da região. Característica da presença, da integração e do trabalho que a FAB sempre dedicou à Amazônia.
Os recursos destinados à vida vegetativa, de subsistência e para manutenção das instalações são aplicados neste estado, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento local, além do que nossos soldados são recrutados no Estado de Rondônia, proporcionando a estes jovens a formação profissional e educação militar.
Nada poderá refletir melhor a nossa vontade, determinação e entusiasmo na missão de segurança e integração da Amazônia, do que apresentarmos a frase de autoria do Gen. Rodrigo Otávio: "Árdua é a missão de defender e desenvolver a Amazônia, muito mais difícil, porém, foi a de nossos antepassados em conquista–la e defendê-la”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!