ROLIM DE MOURA - PF deflagra operação contra posse ilegal de terras da União em MT e RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“Geia”, nome dado a operação da Polícia Federal (PF) tem como objetivo o combate à falsificação de títulos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A operação foi deflagrada hoje (18) de manhã pela Polícia Federal (PF), nos municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda, Cuiabá e Rondonópolis no Estado de Mato Grosso e Rolim de Moura (RO).

As falsificações de títulos eram feitas para obter registro de imóveis de terras arrecadadas pela União. Falsidade documental, estelionato, associação criminosa, oferta de terras irregulares como compensação de áreas perante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e apropriação de terras públicas.
As investigações deram conta de que os vendedores das terras gerenciavam as vendas aos compradores e agilizavam as atualizações dos registros, junto aos órgãos competentes. Os agentes públicos são os principais alvos da investigação, acusados de facilitar as fraudes e os registros. A organização ainda era composta por advogados, que davam orientações quanto ao trâmite jurídico, e laranjas, que emprestavam seus nomes para figurarem como proprietários.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!