Mais de sete mil pacientes em tratamento no Caps

Mais de sete mil pacientes em tratamento no Caps

Mais de sete mil pacientes em tratamento no Caps

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) é um serviço específico que cuida da atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, drogas e outras substâncias químicas.
Segundo a Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Regina Correia, o Caps estadual apoia usuários e familiares na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento. Atualmente, o Centro de Atenção Psicossocial do Estado atende cerca de 7.600 pacientes, todos em tratamento, sem contar com os atendimentos ambulatoriais, para pessoas com transtornos leve e moderado.
Ainda segundo Regina Correia, está em fase de implantação a residência terapêutica para oito pessoas com longo tempo de internação que serão atendidos no Hospital de Base Ary Pinheiro. Assim como a unidade escola, o Caps oferece um espaço para estagiários  de algumas faculdades, nos cursos de psicologia e enfermagem, para os profissionais que possam trabalhar no Sistema Único de Saúde, acompanhado por funcionários do Caps e professores.
Ela explica que o atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, no período da manhã e tarde realizado por uma equipe multiprofissional, com médicos psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional. Regina Correia afirma que o Caps prioriza o atendimento humanizado, acolhimento e o acesso ao tratamento integral a pacientes com transtornos mentais.
A coordenadora do Caps, Sandra Cristine, informa que na unidade são oferecidas atividades que auxiliam no tratamento dos pacientes como aulas de dança, yoga, futebol, coral, geração de renda e brincadeiras. Sendo o trabalho realizado com um acolhimento diferenciado, onde a família também participa. “Trabalhamos para que todos os pacientes tenham uma melhor qualidade de vida, temos cuidados intensivos para que não haja internações e todos sejam incluídos na sociedade," afirma.
O secretário estadual de saúde Williames Pimentel, visitou o Caps, conversou com pacientes e se reuniu com servidores. Para Pimentel, este é um dos setores que deve ser priorizado, com uma assistência mais focada em qualidade no atendimento, com o CAPS realizando um atendimento diferenciado, por isso, disse, “quero que os pacientes tenham atenção redobrada, com medicação, cuidados especiais e necessários para o tratamento", ressaltou o secretário.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS