Porto Velho poderá receber um efetivo da Polícia Turística, grupamento de homens da Polícia Militar que estão na reserva e farão a segurança de pontos turísticos da Capital de Rondônia.
Essa proposta foi apresentada pelo superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar durante audiência com o secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Bessa, cuja pasta deverá assinar um termo de cooperação técnica com a Setur.
Durante a reunião, que contou com a presença do coronel Vicente da PM, os dois secretários discutiram a viabilidade de se reforçar a segurança em locais que registram uma grande visitação pública, principalmente por parte de turistas.
“Um dos exemplos hoje da falta de segurança das famílias de Porto Velho e do turistas é o Complexo da Madeira - Mamoré, onde o uso de drogas e o vandalismo são cada vez mais evidentes”, lamentou Júlio Olivar.
Segundo ele, a Polícia Turística terá um papel mais preventivo do que punitivo. “Os homens dessa corporação serão treinados para prestar informações sobre Porto Velho, facilitando a estada dos turistas e garantindo a preservação do patrimônio público”, explicou ele, ressaltando que haverá um trabalho ostensivo quando necessário.
Além de buscar parcerias em outras pastas da administração estadual, Júlio Olivar está buscando apoio de prefeituras para fortalecer a atividade turística nos municípios rondonienses. Nesta semana, ele se reuniu com o prefeito Mauro Nazfi (PSB) para pedir apoio ao projeto de Porto Velho que transforma táxis em cartões postais.