Rondônia participa da Sessão da Côrte Interramericana de Direitos Humanos

Rondônia participa da Sessão da Côrte Interramericana de Direitos Humanos

Rondônia participa da Sessão da Côrte Interramericana de Direitos Humanos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo de Rondônia, atendendo ao convite do Supremo Tribunal Federal (STF), esteve presente nesta segunda-feira (11), em Brasília para participar da solenidade de abertura do 49° Período Extraordinário de Sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que aconteceu no plenário do STF.
Essa é a segunda vez, na sua história, que uma sessão extraordinária da Corte é realizada no Brasil, a primeira foi em 2006. O evento aconteceu por propositura do ministro Joaquim Barbosa, em convite ao presidente da Corte IDH, o peruano Diego García-Sayán. O objetivo do convite foi, segundo o ministro, o de tornar mais conhecida a jurisprudência e o modo de funcionamento da Corte e, assim, "fortalecer a compreensão por parte dos operadores do Direito no Brasil sobre os mecanismos interamericanos relacionados aos Direitos Humanos".
A secretária de justiça Elizete Lima esteve presente na sessão solene e representou o governador Confúcio Moura. “É de extrema importância nossa presença, pois a corte está presente no cotidiano das ações desenvolvidas pelo governo no sistema penitenciário de Rondônia”, afirma. O evento ainda se estenderá até a quinta-feira (14), e contará com a participação de autoridades públicas brasileiras de todos os poderes.
O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, presidiu a cerimônia, que contou, além dos membros da CIDH, com a presença dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, representando a presidente Dilma Rousseff; Maria do Rosário (Direitos Humanos); Luis Adams (Advogado Geral da União) e do comandante do Exército, general Enzo Peri.
Durante a programação, a Corte promoverá sessão pública, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), para discutir o caso “Rodríguez Vera e outros versus Colômbia”, sobre possíveis desaparecimentos e torturas ocorridos naquele país em 1985, episódio conhecido como “A Tomada do Palácio da Justiça”.
A Corte
A Corte Interamericana de Direitos Humanos tem sede em São José, capital da Costa Rica, e faz parte do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Ela é um dos três Tribunais regionais de proteção dos Direitos Humanos, ao lado da Corte Europeia de Direitos Humanos e a Corte Africana de Direitos Humanos e dos Povos. Sua primeira reunião foi realizada em 1979 na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, EUA.
Composta por sete juízes, a corte tem representantes do Peru, Costa Rica, Uruguai, Chile, Colômbia, México e Brasil – o advogado Roberto de Figueiredo Caldas.
Para Garcia-Sauán, a 49ª Sessão Extraordinária no Brasil é uma oportunidade para os brasileiros observarem o funcionamento do tribunal. “O Brasil poderá ver a Corte em ação, quando vamos analisar o caso da Colômbia, em que vão ser ouvidas três vítimas, três testemunhas e três peritos”, afirmou o presidente da Corte IDH.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS