O secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix, assinou na tarde de segunda-feira (26), convênio com o Centro Social Salesiano Dom João Batista Costa, no valor de R$ 90 mil, oriundos de emenda parlamentar, visando a aquisição de computadores para equipar os laboratórios de informática.
Com o recurso será comprado 70 computadores completos, para atender cerca de 140 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária entre 15 e 17 anos, proporcionado inclusão digital por meio de um programa de educação profissional que os qualifique para a inserção no mercado de trabalho.
"O governo, por meio da Seas, investe e incentiva projetos de capacitação profissional, visando oferecer oportunidades para que os adolescentes e jovens de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social , tenham mais facilidade de ingressar no mercado de trabalho", ressaltou Márcio Felix.
Para o padre salesiano, Reginaldo Barbosa, a aquisição dos novos computadores é um avanço para o Centro Social. "Com os novos equipamentos vamos modernizar os cursos de informática básica e avançada, oferecendo um serviço mais qualificado aos alunos", afirmou o padre.
A deputada estadual Epifânia Barbosa, autora da emenda parlamentar, destacou a importância da aquisição dos novos equipamentos para o Centro. “Novas turmas de informática serão formadas com os equipamentos novos, oportunizando mais jovens de receber a qualificação profissional", frisou Epifânia.
O aluno Silvano Melo de 16 anos, participa do curso de informática básica e se diz muito feliz ao saber que o laboratório que estuda irá ganhar máquinas novas e mais modernas. "A tecnologia avança tão rápido que não podemos ficar para trás. Fico muito feliz de saber que a partir de agora terei aulas de informática com melhores equipamentos", destacou Silvano.
O Centro Social Dom João Batista Costa, atua há 20 anos na qualificação profissional de adolescentes e jovens na capital. O trabalho realizado no centro busca reverter a situação de exclusão social oferecendo ao seu público, alimentação; lazer; formação religiosa e cursos de iniciação profissional, visando uma qualificação que possa gerar oportunidade e inserção no mercado de trabalho.