Trabalhadores da Eletrobras fecham acordo e encerram a greve
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os trabalhadores da Eletrobras fecharam acordo na quarta-feira com a direção da estatal e após deliberação com os trabalhadores decidiram encerrar com a greve, voltando as atividades normais a partir desta sexta-feira (09).
Na negociação, mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), a empresa aceitou pagar um aumento real escalonado (até 2014), além de reposição da inflação pelo IPCA, retroativa a maio (data-base).
Os demais benefícios que constavam no acordo coletivo anterior, como vale refeição por exemplo, foram mantidos. Os termos acertados entre a estatal e os sindicatos da categoria forão submetidos em assembleias com os trabalhadores nesta quinta-feira e foram aprovados pelos trabalhadores (as) do Sistema Eletrobrás de Rondônia, o acordo coletivo será oficializado na segunda-feira, no TST.
Pela proposta, a reposição salarial será acrescida de um reajuste salarial de 0,8%. Em janeiro de 2014, será concedido outro aumento real de 0,7%, e, em setembro de 2014, mais 1%.
Os dias parados na greve deste ano serão compensados, até um total de cinco dias, e o restante será abonado pelas empresas do grupo. O adicional de periculosidade continuará a ser pago da mesma forma como era até 10 de dezembro de 2012, quando foi publicada a lei 12.740/12, para os trabalhadores contratados até esta data. Até a publicação da lei, a base de cálculo para o pagamento do adicional de periculosidade era a remuneração do empregado.
A nova legislação determinou que a base de cálculo fosse o salário em vez da remuneração. Como a nova sistemática de pagamento do adicional de periculosidade está sendo contestada na Justiça do Trabalho, as partes concordaram em não tratar especificamente sobre o pagamento do adicional para os empregados contratados após a vigência da nova lei.
A campanha salarial deste ano exigiu muita luta. Após uma paralisação de 48 horas, os eletricitários do sistema Eletrobras em todo o país entraram em greve por tempo indeterminado no dia 15/07 e permaneceram unidos lutando por seus direitos.
Durante a assembleia realizada com os trabalhadores (as), o presidente do Sindur - Ro, parabenizou a categoria e afirmou não ter dúvidas que o avanço neste acordo deve ser creditado a todos/as os/as trabalhadores/as, que marcharam unidos/as nessa luta.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!