TURISMO - Prédio do Relógio será revitalizado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
![]() |
R$ 1 milhão serão empregados na revitalização. Os recursos foram garantidos pelo governador Confúcio Moura através do Pidise/BNDES. Outros R$ 600 mil estão previstos como gastos com o mobiliário do prédio.
O prédio é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e compõe o conjunto arquitetônico da Estrada de Ferro, localizado no centro histórico de Porto Velho. A fachada será preservada, sendo acrescida apenas de dispositivos de acessibilidade e espaços para convivência, com jardins e exposições nas três laterais externas, com o afastamento das grades de proteção do estacionamento.
Na parte térrea, no interior do imóvel, serão implantados o MIS (Museu da Imagem e do Som), a cafeteria “Café do Velho”, loja de artesanato, CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e espaço para exposição de artes. No pavimento superior, ficarão as instalações administrativas da Setur.
Localizado na avenida Sete de Setembro, esquina com avenida Farquar, o Prédio do Relógio foi inaugurado há 63 anos pelo então governador Joaquim de Araújo Lima. A princípio, foi sede administrativa da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, depois serviu a outras entidades, a exemplo do extinto Beron (Banco de Rondônia).
Com área de 1500 metros quadrados, o prédio tem concepção arquitetônica criada pelo arquiteto Armando Costa, do Rio de Janeiro, e foi baseada em uma locomotiva estilizada. A última reforma do imóvel ocorreu em 2000.
Governo está investindo no diversificado potencial turístico do estado. E reafirma o compromisso com essa atividade que gera renda, emprego e qualidade de vida para população. Além do Prédio do Relógio, futura "Casa do Turista", o governador Confúcio já anunciou, anteriormente, a transformação do Palácio Presidente Vargas em Museu Estadual.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!