O presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenasempe), Marcos Kersting, elogiou o projeto CRERSER do Ministério Público de Rondônia, na manhã desta quarta-feira, dia 24 de julho, durante a abertura do Encontro Nacional dos Servidores do MP´s, no auditório do edifício sede do MP-RO, em Porto Velho, que contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar; do presidente do Sindicato dos Servidores do MP (Simsempro), Charles Cunha Menezes; do presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), Marcelo Lima de Oliveira, e representantes de Sindicatos e Associações de Servidores do MP de diversos Estados da Federação e dos colaboradores da Instituição.
O projeto CRERSER, criado pela Procuradoria-Geral de Justiça, visa proporcionar aos servidores da Instituição custeio parcial de curso de nível superior para evolução profissional e será agraciado com Menção Honrosa pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), entre as iniciativas que mais se destacaram no Banco Nacional de Projeto.
Segundo Marcos Kersting, a Fenasempe está recomendando a todos os MP´s para que implementem o projeto em suas unidades. Kersting também declarou o apoio irrestrito da Fenasempe ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público de Rondônia na busca pela transferência e pela defesa da ética no Estado de Rondônia.
PEC 230/12
Um dos principais pontos de discussão do encontro Nacional dos Servidores do Ministério Público é a luta pela aprovação da PEC 230, de iniciativa do deputado Federal Policarpo (DF) a pedido da Fenasempe, para garantir representação dos servidores dos MP´s Estaduais e Federal no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O encontro tem entre seus principais objetivos o fortalecimento e a integração dos servidores para discutir as principais demandas da categoria.
O Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, declarou seu apoio à aprovação da PEC 230/2012, destacando a importância da participação dos servidores nas discussões sobre os rumos que o Ministério Público deve tomar dentro do Conselho Nacional do Ministério Público. Para Héverton, o Ministério Público é um grande organismo, formado não só por Procuradores e Promotores de Justiça, mas de seus servidores que dirigem, assessoram, planejam e dedicam todo seu empenho e brilhantismo em defesa da causa pública.
Durante o encontro, o coordenador do Sindicato do Ministério Público de Minas Gerais, Eduardo Maia, proferiu palestra com o tema “Representação Política e Organização Sindical como fator de Desenvolvimento Social – um Projeto de Política Institucional.”