SEM ACORDO - Eletricitários continuam em greve em RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os trabalhadores continuam fortemente mobilizados em todas as empresas que compõem o Sistema Eletrobras. Com adesão maciça dos trabalhadores de Rondônia a disposição de luta tem marcado os dias de greve, pois a categoria não aceita o descaso que está acontecendo por parte da empresa nas negociações do ACT. É preciso lembrar que já são três meses de negociação, e o máximo que a direção da Eletrobras apresentou foi uma proposta rebaixada e que traz retrocessos, que não condiz com a importância dos eletricitários para o país.
A reunião realizada com o Ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira (17) terminou sem acordo já que Lobão não apresentou uma contraproposta, assim como havia anunciado anteriormente, mas se comprometeu a consultar a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, sobre a possibilidade de alteração no orçamento da empresa, para acomodar um eventual acordo com os empregados da estatal.
Durante a reunião o Ministro Lobão, em sua fala, se mostrou totalmente contrário a judicialização do acordo, ou seja, o dissídio coletivo. Segundo ele existe espaço para se discutir o ACT sem se utilizar deste recurso.
Com o resultado da reunião desta quarta-feira, 17 de julho, fica mantida a greve por tempo indeterminado, iniciada na última segunda-feira, 15.
Um dos pontos que tem travado as negociações é a concessão do ganho real de salários, descartada pelo ministro e por Colasuonno. O impasse envolve também a retirada de direitos trabalhistas dos trabalhadores contratados a partir de 30 abril desse ano, como a redução da participação da empresa na cobertura do plano de saúde dos funcionários para 50% do valor e o congelamento do adicional por tempo de serviço.
O presidente do Sindur, Nailor Gato, reforça que o momento é de luta e é preciso a participação de toda a categoria no movimento para mostrar a força que os trabalhadores eletricitários têm e assim conquistar um ACT que dignifique a categoria.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!