O governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), irá festejar os 101 anos de fundação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), dia 4 de agosto (domingo), às 16h, no pátio defronte ao Rio Madeira.
A comemoração será solene, com apresentação de bandas marciais e exposição de fotografias históricas e contemporâneas para relembrar a saga dos trabalhadores e aventureiros que contribuíram para a sua construção. Haverá também bolo e refrigerantes para o público. Outras atrações culturais serão definidas nos próximos dias pela Setur.
A EFFM é o marco histórico mais conhecido do Estado. Sua construção foi uma das maiores odisséias da humanidade, atraindo trabalhadores de 50 pátrias, sendo retratada em minissérie da Rede Globo e em enredo da Escola de Samba Grande Rio, do Rio de Janeiro.
Este importante monumento marca a colonização do interior da Amazônia, cercada de lendas sobre a audácia de se construir uma ferrovia dentro da Floresta, rodeada de perigos e que levou mais de 30 anos para ser finalizada.
O Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré está sendo revitalizado através das obras de compensação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, sendo um importante ponto turístico e de manifestações culturais no município de Porto Velho.
A Superintendência irá iniciar, em breve, as obras de revitalização do Prédio do Relógio – antigo centro administrativo da EFFM – e que compõe com a ferrovia o conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No local, será instalado também o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Café do Velho.