SEM ACORDO - O transporte na UHE JIRAU irá entrar em greve dia 11
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em uma nova tentativa de medição, realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) na tarde desta quinta-feira (04), da negociação entre os trabalhadores em transporte, motoristas de ônibus que transportam os trabalhadores da Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau e as empresas de ônibus, houve alguns avanços mas, apesar do esforço da SRTE, não foi possível chegar a uma proposta que pudesse ser defendida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte (SINTTRAR), na assembléia geral que será realizada no próximo domingo (07), as 9 horas na sede do Sindicato.
A proposta final apresentada pelas empresas foi reajuste de 10% e R$ 362,00 auxilio alimentação (que empresas colocam como prêmio-assiduidade) apenas para a categoria de motorista e de 8%, sem o auxílio alimentação para as demais categorias, como mecânicos, lubrificadores, lavadores, porteiros etc. O impasse está justamente na diferenciação para as demais categorias, que o SINTTRAR não aceita e reivindica tratamento igual para todos; além disso, a categoria exige no mínimo 11%, que foi o índice concedido aos demais trabalhadores da Usina de Jirau.
Na assembléia do próximo domingo, o SINTTRAR vai apresentar a proposta feita pelas empresas, relatar as dificuldades ocorridas no processo de negociação e submeter à votação dos trabalhadores a aceitação ou rejeição da proposta de acordo. Caso seja rejeitada, o sindicato colocará em votação a decretação de greve, que começaria a partir da outra quinta-feira (11), após cumprir as exigências legais, por tempo indeterminado. Para o presidente do SINTTRAR, Da Silva, "a disposição dos trabalhadores manifestada até o momento, é de rejeição da proposta patronal e decretação imediata da greve". O sindicalista ressaltou que, em caso de greve, os trabalhadores irão reforçar a mobilização nacional convocada pelas Centrais Sindicais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!