No início da noite desta quinta-feira, 27 de junho, por volta das 18h50, Francisco Machry, 55 anos, pegou um moto-táxi e fez o pedido para que o deixasse em um local afastado da cidade. Ele acabou optando em ir para as proximidades do Aeroporto Brigadeiro Camarão, que fica na BR 174.
Ele caminhou por uma longa estrada, onde desceu em um local abandonado, e ingeriu quase que por completo um "corote" de pinga. Com sinais de depressão, Francisco já tinha a real intenção de se matar. Levava consigo uma sacola usada por feirantes, contendo uma lanterna, a pinga, uma espingarda garrucha e uma carta de despedida.
Um trecho da carta deixada pelo homem revela parte de seu sentimento por sua antiga mulher. “Meu amor me perdoe das vezes que eu te maltratei. Eu não pude te satisfazer os teus desejos. Eu espero que você seja uma pessoa muito feliz e que encontre alguém que te faça muito feliz. Eu parti para um lugar que vocês não irão me encontrar. Não chorem por mim façam de conta que eu nunca existi, o tempo pra de me cobrir a própria terra. Eu desejo paz e muita felicidade” – revela a carta escrita por Marchy, que ainda chega a citar o nome de alguns familiares ou entes próximos, os desejando sucesso na vida.
Conforme o relato dos peritos que analisaram o local, Francisco caminhou por vários minutos em uma área de aproximadamente 50 metros, antes de criar coragem e cometer o suicídio. Ele apontou a garrucha para sua cabeça e efetuou um único disparo, o necessário para se matar.
O moto-taxista que levou Francisco até o local, fez uma denúncia anônima para a Polícia Militar que acionou o GOE, que foi até a área e já se deparou com o corpo caído de bruços na areia.
A funerária de plantão foi acionada até o local e retirou o corpo da área. Mas uma possibilidade do tiro, que possa ter sido disparado de cima para baixo, pode descaracterizar esta cena de suicídio, passando para homicídio. A espingarda estava entre as pernas do homem, e Francisco estava caído de costas.
O laudo pericial deste caso, deverá sair nas próximas semanas, e revelará de onde partiu o tiro.